Mousse de Chocolate Crocante é opção de doce para aproveitar a Páscoa sem culpa


Chef de cozinha Aline Lobo ensina a receita à base de cacau e coco, e detalha escolha de ingredientes certos para tornar dieta funcional com sabores agradáveis. Mousse de Chocolate Crocante é dica de doce para aproveitar a Páscoa sem culpa
Rita Torrinha/G1
Com a chegada da Páscoa, aqueles que não abrem mão do chocolate mas buscam opções saudáveis e nutritivas, precisam se atentar para os ingredientes alternativos. A chef de cozinha especialista em alimentos funcionais, Aline Lobo, ensina a fazer uma “Mousse de Chocolate Crocante”, receita rápida e barata de fazer.
Aline conta que usar o chocolate com 70% de cacau é a melhor escolha para aproveitar a ocasião sem exageros. Além de menos açúcar, o produto ressalta os nutriente do fruto típico das Américas, celebrado nesta segunda-feira (26) em todo o país.
“Quanto mais puro o chocolate, melhor para a saúde. Muitos não gostam do amargo do cacau, então o 70% é ideal. O cacau tem propriedade antioxidante, promove a liberação de endorfina e traz a sensação de bem-estar. Quanto menos açúcar e leite, melhor, e garanto que existem receitas maravilhosas”, diz a chef.
Chef Aline Lobo explica benefícios do cacau, e do açúcar e leite de coco
Rita Torrinha/G1
A maioria dos chocolates tem cerca de 25% de cacau, o restante é composto por leite em pó, açúcares, gorduras e emulsificantes, de acordo com Aline.
Além do cacau, a chef usa o açúcar e o leite de coco na receita, ingredientes considerados por ela como “super elementos”, porque o açúcar é rico em potássio, ferro, magnésio e ainda é antifúngico; e o leite é ideal para quem não pode consumir a proteína do leite da vaca.
Segundo a especialista, é a forma de evitar a adição de açúcares refinados e edulcorantes artificiais, e ainda assim agregar paladar para os que gostam muito de doces.
Mousse é recomendada para pessoas com intolerância à lactose
Rita Torrinha/G1
Com esses ingredientes, a receita também é recomendada para pessoas com intolerância à lactose, para as que não abrem mão de uma alimentação saudável e para as que querem reduzir o consumo de gorduras.
“Com cacau dá para fazer uma infinidade de doces e comidas. Usar no shake, comer no lanche da tarde junto com castanha, lembrando que o indicado é comer 30 gramas por dia. O segredo da alimentação saudável está nas escolhas inteligentes e no equilíbrio dessas escolhas”, finalizou Aline.
Receita leva chocolate 70% cacau, açúcar de coco, leite de coco, claras e nibs de cacau
Rita Torrinha/G1
A receita tem rendimento de 5 porções de 100 gramas cada, com custo de cerca de R$ 30. Aprenda a seguir como fazer a Mousse Crocante de Chocolate:
Ingredientes
4 claras
Sal
200 gramas de chocolate 70% cacau
4 colheres de óleo de coco ou de girassol
4 colheres de açúcar de coco
100 mililitros de leite de coco (pode ser substituído por creme de leite sem lactose ou creme de arroz)
2 colheres de nibs de cacau (pode ser substituído por castanha do Pará)
Chef mostra ponto ‘perfeito’ da clara em neve, que vai dar consistência ao mousse
Rita Torrinha/G1
Modo de preparo
Bata as claras em neve na batedeira, com uma pitada de sal. Pode colocar o sal antes de começar a bater. O ponto é, quando virar o bown, a clara continuar firme. Reserve. Em outro recipiente, derreta o chocolate em banho maria, com 4 colheres de óleo de coco ou girassol.
Incorpore o chocolate às claras em neve, mexendo com a mão até a massa ficar uniforme. Acrescente o açúcar de coco aos poucos na massa. Adicione o leite de coco e o nibs de cacau, e misture. Por fim, leve ao congelador por duas horas até ficar firme.
Para decorar, podem ser usadas raspas de chocolate, limão siciliano, morango, castanhas do Pará ou outras frutas de preferência.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Powered by WPeMatico