Moto controlada por gestos e que não cai é atração do Salão Duas Rodas; G1 testou


Yamaha Motoroid, conceito futurista de moto da marca, terá apresentações para o público durante o evento. É a primeira vez que ela aparece na América do Sul. Salão Duas Rodas 2019: a moto que anda sozinha
Já pensou controlar uma moto por gestos? No Salão Duas Rodas, isso é possível. Pelo menos no conceito Motoroid, uma das principais atrações da Yamaha no evento.
O G1 testou o modelo antes da abertura para o público. Vale adiantar que moto e repórter (que nunca pilotou uma moto) passam bem.
Apresentada originalmente em 2017 a Motoroid, moto autônoma da Yamaha, chega ao Brasil pela primeira vez no Salão Duas Rodas 2019.
Fabio Tito/G1
A aparição no Salão Duas Rodas é a primeira da Motoroid na América do Sul. Antes disso, dois anos atrás, ela foi mostrada ao mundo no Salão de Tóquio.
No futurista Salão de Tóquio, motos rodam sozinhas
“Essa é a visão da Yamaha para o futuro. Temos um modelo que anda sozinho e não tomba, reforçando a segurança”, disse Kinji Asamura, engenheiro de tecnologia da mobilidade da empresa. Ele veio do Japão apenas para demonstrar a Motoroid no Salão Duas Rodas.
Kinji Asamura, engenheiro da Yamaha, e a Motoroid
Fabio Tito/G1
O funcionamento é relativamente simples. Duas câmeras na dianteira detectam o rosto do piloto. A partir daí, quatro pequenos LEDs azuis indicam que ela está pronta para ser conduzida.
“É possível configurar o sistema para que a moto só funcione com o rosto do dono”, completou Asamura.
O Salão Duas Rodas 2019 em 5 VÍDEOS
Para auxiliar as demonstrações, uma tela lateral indica se a pessoa está dentro do campo de visão da moto.
A Motoroid obedece a três comandos diferentes: fazendo o gesto de chamar alguém faz com que a moto avance. Para parar, basta espalmar a mão. Por fim, se quiser que ela retorne, é só afastar a mão, em direção a moto.
Motos que não caem do Salão de Tóquio
Alexandre Mauro/G1
No início, ainda no período de adaptação, alguns gestos acabam sendo confundidos. Porém, conforme piloto e máquina vão criando “intimidade”, tudo se torna mais natural.
Outra funcionalidade da Motoroid é se equilibrar sozinha. Ela percebe um movimento de queda, e compensa isso, de forma semelhante ao de uma coluna humana. Dá para empurrar a moto, que ela não cai.
Detalhe das baterias da Motoroid, que ajudam no equilíbrio da máquina.
Fabio Tito/G1
Isso é feito usando as baterias e o próprio chassi da moto como um pêndulo.
Por fim, ela ainda privilegia a ergonomia, com possibilidade de diferentes ajustes, de acordo com o corpo do piloto. Sim, é possível conduzir a Motoroid de forma “convencional”.
Motoroid, moto futurista da Yamaha, conta com um sistema de câmeras para reconhecimento dos comandos.
Fabio Tito/G1
Questionado sobre a possível chegada de uma moto como essa ao mercado, o engenheiro da Yamaha disse que “estão fazendo o possível para que seja em breve”, sem, no entanto, dar uma previsão.
Ficou curioso? Durante o Salão Duas Rodas, a Motoroid terá três apresentações diárias. Elas acontecerão de acordo com a demanda, e serão comandadas por Asamura.
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