Morte e ressurreição de Cristo é lembrada em programação da Semana Santa no AP; confira


Celebrações seguem até o Domingo de Páscoa, no dia 1º de abril. Na segunda-feira (26), Via Sacra vai reunir todas as paróquias de Macapá na Fortaleza São José. Via Sacra lembra o calvário e a morte na cruz, e a ressurreição de Jesus Cristo
Jéssica Alves/G1
A Semana Santa no Amapá inicia com a celebração do Domingo de Ramos (25) nas paróquias da cidade, de acordo com a programação divulgada pela Diocese de Macapá e as celebrações seguem até a Páscoa, dia 1º de abril. Procissões e missas lembrarão a última passagem de Jesus Cristo, incluindo a crucificação, morte e ressurreição.
Na segunda-feira (26) está programada uma via sacra que vai reunir todas as paróquias da capital, a partir das 18h, na Fortaleza São José. O tema do evento é “Nos passos de Jesus, superamos a violência”, e o momento será de reflexões baseadas na Campanha da Fraternidade 2018.
A concentração ocorrerá na parte interna do monumento histórico, e a partir das 19h, inicia a procissão, com 14 estações, que são paradas durante o caminho que representam momentos vividos por Jesus Cristo, informou a Diocese.
As estações terão momentos de orações e cantos e os fiéis deverão levar uma vela. A procissão encerrará no anfiteatro da Fortaleza, com a mensagem do bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti.
Missas serão realizadas nas paróquias em Macapá durante a Semana Santa
Abinoan Santiago/Arquivo G1
Esse é o período em que a Igreja Católica prepara-se para viver a semana mais importante do seu calendário litúrgico, celebrando a memória, relembrando o calvário e a morte na cruz, e a ressurreição de Jesus Cristo.
As atividades continuam na quarta-feira (28), com a celebração comunitária na Catedral de São José, Centro de Macapá, onde os fiéis participarão de confissões individuais. O evento inicia às 19h.
Na quinta-feira (29), acontece a Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, às 19h na Catedral de São José. A noite terá ainda a Adoração Eucarística Silenciosa e Adoração Comunitária, até às 22h.
Na Sexta-Feira da Paixão (30), a partir das 8h ocorre a Via Sacra, da paróquia São José. O ato religioso consiste na representação do trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz até o calvário.
Igreja Católica prepara-se para viver a semana mais importante do seu calendário litúrgico
Fabiana Figueiredo/G1
A caminhada iniciará dividida entre homens e mulheres em dois pontos de partidas, na Igreja Matriz de São José e Catedral de São José, ambas no Centro de Macapá. Os grupos seguem separados até a Av. Presidente Vargas com Rua Odilardo Silva, simbolizando o encontro de Maria de Nazaré e Jesus Cristo durante o percurso até o calvário.
A programação começa às 8h e se estende até 17h, com a Procissão do Cristo Morto. Às 15h haverá o Sermão das Sete Palavras. No sábado (31), às 20h ocorre a Vigília Pascal. O Domingo de Páscoa, dia 1º de abril, fecha as celebrações da Semana Santa, a partir das 7h.
As outras paróquias do estado também organizaram celebrações pela Semana Santa.
Veja abaixo a programação completa:
Domingo (25 de março)
Domingo de Ramos
Hora: 8h
Local: Paróquias de Macapá
Segunda-feira (26 de março)
Via Sacra da Cidade
Hora: 19h
Local: Fortaleza de São José de Macapá
Quarta-feira (28 de março)
Celebração Penitencial e Comunitária
Hora: 19h
Local: Catedral de São José
Quinta-feira (29 de março)
Missa da Ceia e Lava Pés
Hora: 19h
Adoração Eucarística
Hora: 20h30
Adoração Comunitária
Hora: 21h15
Local: Catedral de São José
Sexta-feira (30 de março)
Via Sacra
Hora: 8h
Local: Igreja São José (mulheres) e Catedral de São José (homens)
Confissões
Hora: 9h30
Sermão das Sete Palavras
Hora: 15h
Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo
Hora: 16h
Procissão do Cristo Morto
Hora: 17h
Local: Catedral de São José
Sábado (31 de março)
Solene Vigília Pacal
Hora: 20h
Local: Catedral de São José
Domingo (1º de abril)
Oração da Manhã
Hora: 7h15
Missa de Páscoa
Hora: 7h30
Local: Catedral de São José
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Powered by WPeMatico