Morre o estilista japonês Kansai Yamamoto, responsável pelo figurino de David Bowie


Famoso por criações extravagantes, estilista de 76 anos tratava uma leucemia. Kansai Yamamoto tinha 76 anos e tratava uma leucemia
Kansai Yamamoto/Twitter/Reprodução
O estilista japonês Kansai Yamamoto, famoso por suas criações extravagantes e por desenvolver o figurino do cantor David Bowie, morreu de leucemia aos 76 anos no dia 21, anunciou sua empresa nesta segunda-feira (27).
Nascido em 1944 em Yokohama, Yamamoto entrou na universidade para estudar engenharia antes de se dedicar ao design de moda e, em 1971, tornou-se o primeiro designer japonês a realizar um desfile em Londres, misturando temas japoneses tradicionais – como os desenhos do teatro kabuki – com fantasia brilhante e designs arrojados.
Uma reunião com Bowie em Nova York levou Yamamoto a criar o guarda-roupa para Ziggy Stardust, o alter ego de Bowie. O estilista também era próximo de Elton John e Stevie Wonder, de acordo com sua empresa.
Em um de seus desfiles finais em Tóquio, antes de se tornar um promotor de eventos em 1993, Yamamoto combinou chiffon minis com jaquetas de lagarto prateadas em estilo eclético típico.
“‘Os seres humanos têm energia ilimitada’ era o seu lema”, disse a empresa em comunicado anunciando sua morte no dia 21. “Ele nunca deixou isso para trás, perseguindo um desafio após o outro, não importando o quão difícil as coisas fossem.”