Morador descobre que Macapaba 2 não tem CEP ao pedir isenção para o Enem


Relato foi enviado pelo aplicativo Tô na Rede. Correios informou que residencial da Zona Norte de Macapá está em processo de endereçamento postal. Residencial Macapaba 2, na Zona Norte de Macapá, não tem CEP 8 meses após ser habitada
John Pacheco/G1
O advogado Laércio Rodrigues, de 24 anos, tentava fazer o pedido de isenção na taxa de inscrição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a sobrinha de 18 anos, quando descobriu que o residencial onde mora com a família, o Macapaba 2, não tem Código de Endereçamento Postal (CEP).
O residencial fica na Zona Norte de Macapá, cujas moradias populares foram entregues às famílias em agosto de 2017. O relato de Rodrigues foi enviado através do aplicativo Tô na Rede, da Rede Amazônica.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Amapá, responsável pela identificação dos CEPs, confirmou que a área não tem CEP, mas informou que já está em processo de endereçamento postal. Não há prazo definido para que o código seja destinado para a área.
O uso do CEP era obrigatório para o pedido de isenção da taxa do Enem. O prazo para realizar a solicitação encerrou no domingo (15). Mesmo com a dificuldade, Rodrigues informou que conseguiu concluir o procedimento para a sobrinha usando outro endereço.
CEP era obrigatório para pedido de isenção de taxa do Enem
Reprodução/Inep
“Eu só consegui fazer a inscrição com o endereço de outra pessoa, porque de lá do conjunto não tem. Eu procurei o CEP no site dos Correios e não existe. O mais perto que tem é o Macapaba 1, no conjunto Infraero, mas lá onde a gente mora não existe. Se a gente não tivesse outro endereço, ela ia perder a isenção da inscrição”, explicou o advogado.
A família usou um endereço no bairro Cidade Nova, na Zona Leste, onde morava anteriormente e onde atualmente mora um irmão de Rodrigues. É a primeira vez que a sobrinha vai realizar o exame.
De acordo com os Correios, as prefeituras ou governos estaduais precisam informar a criação de novos logradouros.
Quando um endereço não tem CEP, o responsável (podendo ser síndico, presidente de associação de moradores ou dono de residência) pode enviar solicitação para a empresa, através de um requerimento, apresentando um mapa da área e o documento de criação do logradouro.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Powered by WPeMatico