Morador denuncia bota-fora irregular em bairro de Divinópolis


Segundo denúncia, até um caminhão a serviço da Prefeitura está jogando entulho no local. Administração municipal diz que apura motivo do descarte e formas de acabar com irregularidade. Caminhões foram flagrados jogando entulho no local
Um morador de Divinópolis denunciou ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a existência de um bota-fora irregular no Bairro São Lucas. Imagens feitas por Amilton Augusto mostram até mesmo caminhões com a identificação de “a serviço da Prefeitura” descartando entulho no local nesta quarta-feira (14).
O G1 questionou a Prefeitura de Divinópolis sobre o caminhão e a assessoria de comunicação informou que investiga o motivo para o descarte. O órgão também reconheceu que o bota-fora do Bairro São Lucas não é autorizado.
Já a assessoria de comunicação do MPMG informou que o protocolo do documento de denúncia foi recebido e deve ser distribuído para análise ainda esta semana.
Todo tipo de lixo é encontrado em bota-fora irregular
Amilton Augusto/Arquivo Pessoal
Amilton Augusto conta que mora no bairro há cerca de um ano e tem lutado contra o bota-fora que fica bem ao lado de casa. Na manhã desta quarta-feira, ele conta que a movimentação de caminhões foi intensa.
“Em um prazo de 2h, eu contei cinco caminhões e em um deles estava escrito ‘a serviço da Prefeitura’. É interessante para nós, moradores, que o buraco seja aterrado, mas da forma que está sendo feita não dá”, relatou ao G1.
Carros particulares também foram flagrados jogando entulho em terreno
Amilton Augusto/Arquivo Pessoal
Além dos caminhões com terras e entulhos, o morador conta que motoristas de veículos menores também utilizam o local para despejar entulhos. “Tem pneus, carcaças de televisores e telefones, resto de obra e comida. Eu já encontrei até uma cápsula de arma de fogo.”
Ainda de acordo com Amilton, já foram feitas várias denúncias junto à Prefeitura. Ele diz que, no final de 2017, a administração municipal enviou uma máquina, que empurrou todo o lixo para dentro de um buraco que existe na área.
Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estuda, juntamente com a Promotoria de Meio Ambiente, ação conjunta para regularizar os bota-foras em Divinópolis. “O município estuda a melhor maneira de terminar com os descartes irregulares na região”.
“Se não é responsabilidade da Prefeitura a manutenção do local, é obrigação dela fiscalizar e autuar os responsáveis”, desabafou o morador.
A Prefeitura informou que, para atender as demandas do município, existe no Bairro Realengo um local regulamentado para descarte de entulho.

Powered by WPeMatico