Médico de Eva Wilma fala sobre recuperação da atriz após 21 dias internada com pneumonia: ‘o que mantém as pessoas vivas é a vontade de viver’


Atriz teve alta no último domingo. Exames de Covid-19 realizados por Eva Wilma deram negativo. Eva Wilma e o filho John Herbert Jr após alta em São Paulo
Arquivo pessoal
O médico da atriz Eva Wilma, que teve alta médica neste domingo (31) depois de ter ficado 21 dias internada com pneumonia, falou nesta terça-feira (2) sobre a recuperação da atriz. O clínico geral Roberto Zeballos destacou a vontade de viver como um importante elemento para a evolução do quadro médico.
“Eu quero dizer que o que mantém as pessoas vivas é a vontade de viver. E ela, apesar dos seus 87 anos, ela é uma pessoa que tem muita alegria de viver. Isso ajuda muito o nosso tratamento. Então a recuperação dela, graças a toda uma equipe, a recuperação dela foi brilhante”, disse Zeballos.
A atriz ficou aos cuidados do médico e também de Antônio Antonietto, diretor-técnico do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, na Zona Sul de São Paulo, por 22 dias. Durante a internação, ela foi submetida a um teste de Covid-19, que deu negativo.
Eva Wilma deu entrada no Vila Nova Star em 10 de janeiro e chegou a ficar nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com dificuldade respiratória. Ela precisou de suplementação de oxigênio após apresentar um quadro de pneumonia leve.
De acordo com Zeballos, a pneumonia sobrecarregou o coração da atriz, que já fazia tratamento para problemas cardíacos.
“Ela teve uma pneumonia, sobrecarregou o coração, que já estamos tratando há alguns anos, e por conta disso ela ficou internada. A gente tratou a pneumonia, ajustamos as medicações do coração e ela está em uma boa fase de melhora. Deve melhorar cada vez mais”, explicou.
Eva Wilma após alta em São Paulo
Arquivo pessoal
Eva Wilma estreia espetáculo que celebra os 65 anos de carreira em Salvador
João Caldas/ Divulgação
Em 2016, Eva Wilma chegou a ficar hospitalizada na UTI do Hospital Albert Einstein com o diagnóstico leve de embolia pulmonar. Ela se recuperou após três semanas em tratamento.
Com 66 anos de carreira, a atriz foi a grande homenageada do Prêmio Cesgranrio de Teatro, entregue em janeiro de 2020 no Copacabana Palace, no Rio (veja mais no vídeo abaixo). No discurso de agradecimento, ela falou sobre a importância do trabalho dos atores.
Eva Wilma é homenageada em noite de premiação no Copacabana Palace
“Amo o ator por se emprestar inteiro para expor os aleijões da alma humana com a única finalidade de que o público se compreenda, se fortaleça e caminhe no rumo de um mundo melhor a ser construído pela harmonia e pelo amor”, afirmou Eva.
Aos 86 anos, Eva Wilma relembra momentos marcantes de sua carreira
VÍDEOS: tudo sobre São Paulo e Região Metropolitana