Mattel lança Barbie inspirada na surfista brasileira Maya Gabeira


A esportista entrou para o Guinness Book por surfar a maior onda registrada entre mulheres. Surfista brasileira Maya Gabeira ganha Barbie em sua homenagem
Reprodução Instagram/Divulgação Mattel
A Mattel anunciou o lançamento de uma Barbie inspirada na surfista brasileira Maya Gabeira, que há pouco mais de um ano entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, por surfar a maior onda registrada entre mulheres. Feita para homenagear a esportista, a boneca não será produzida para vendas.
Maya entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, por surfar a maior onda registrada entre mulheres
Reprodução/Facebook
A Barbie de Maya fará parte da linha “Mulheres Inspiradoras”, ou “Shero Program” (misturs das palavras “ela” e “herói”, em inglês), que já lançou Barbies homenageando mulheres como a esgrimista Ibtihaj Muhammad, que marcou a produção primeira Barbie com hijab, tipo de véu islâmico.
O lançamento faz parte da comemoração dos 60 anos da Barbie, que também terá o relançamento de bonecas da linha de profissões, como a astronauta, bombeira, atleta, jornalista, candidata e pilota de avião.
Além disso, segundo a Mattel, “a coleção Barbie Fashionistas 2019 irá lançar bonecas com diferentes tons de pele, mais estilos cabelo, novos tipos de corpo (Barbie com um busto menor, uma cintura menos definida e braços mais definidos) e bonecas que representam deficiências físicas, como uma Barbie em uma cadeira de rodas e uma boneca com perna prostética”.
A esgrimista Ibtihaj Muhammad ganhou Barbie em sua homenagem
Mattel/Divulgação
Outras homenageadas
A Mattel já fez bonecas inspiradas na bailarina Misty Copeland, na roteirista Ava DuVernay e na modelo Ashley Graham. O programa existe desde 2016, e desde então homenageou 17 mulheres.
Maya Gabeira será a primeira brasileira. Até agora, foram lançadas bonecas inspiradas em mulheres dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, França, China, Itália, Polônia, Alemanha e México. Em 2019, a marca ainda pretende homenagear outras 20 mulheres.
Veja abaixo imagens de algumas das Barbies lançadas nas homenagens anteriores:
Barbie inspirada na bailarina Misty Copeland, a primeira bailarina principal negra do American Ballet Theatre
Divulgação/Mattel
Barbie inspirada em Ava DuVernay, fundadora de um movimento para promover oportunidades e recursos para cineastas sub-representados.
Divulgação/Mattel
Barbie inspirada em Ashley Graham, modelo e ativista que busca promover a auto-estima e empoderamento feminino
Divulgação/Mattel
Barbie inspirada na chef Hélène Darroze, com três restaurantes em todo o mundo e duas estrelas Michelin
Divulgação/Mattel