Matemática no Enem 2021: professor dá dicas de como simplificar cálculos de conversão de medidas


De acordo com Rodney Luzio, do Curso Anglo (SP), conhecimento é um dos mais cobrados nas disciplinas de exatas no exame. Conversão de medidas é um conhecimento muito cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Rodney Luzio, professor do Curso Anglo (SP). E, faltando pouco menos de um mês para o primeiro dia de provas, o g1 separou um exemplo de exercício de conversão que pode te ajudar na hora da prova.
ESTUDE TAMBÉM:
Biologia
Química
Física
História
Redação
Confira:
Uma empresa que mede a qualidade e eficácia de produtos recebeu três amostras para analisar: uma porca de 3 mm de diâmetro, uma garrafa com 600 ml de leite e um queijo com 435g de massa. Para os testes, os produtos (porca, leite e queijo) devem ser analisados com medida em metro, litro e quilograma, respectivamente. Assim, devemos ter:
A) 0,003 m; 6ℓ; 0,435Kg
B) 0,03 m; 0,6ℓ; 0,435Kg
C) 0,03 m, 6ℓ, 4,35Kg
D) 0,003 m; 0,6ℓ; 0,435Kg
E) 0,3 m; 0,6ℓ; 4,35Kg
Conversão de medida
Arte: g1
Para chegar a cada resultado, é preciso dividir ou multiplicar por 10 dependendo de onde se quer chegar. Por exemplo, se a medida inicial está à direita daquela que quer encontrar, é preciso multiplicar por 10 de casa em casa até a medida final.
Para encontrar uma medida que à esquerda da medida inicial, é preciso dividir por 10 a cada casa andada.
Portanto, tendo 3 mm para chegar à medida em metros que está três casas acima, é preciso dividir:
3 ÷ 10 ÷ 10 ÷ 10 = 0,003 m
No entanto, existe uma dica para achar o valor sem precisar fazer o cálculo:
“Se tenho 3 mm, preciso voltar três casas (até a medida em metros). Não podemos esquecer que a vírgula está escondida atrás do número. Portanto, fazendo a vírgula andar três casas para a esquerda, temos 0,003 m”, explica o professor Rodney.
A mesma aplicação pode ser feita para descobrir a medida em litros. Dado 600 mℓ, é preciso voltar a vírgula em três casas para encontrar o valor, portanto 0,6ℓ.
Com essas duas informações, é possível analisar as opções de resposta e concluir que a alternativa correta é a D.
“É muito importante vocês saberem fazer essas conversões e perceberem no exercício quando é preciso dividir, que é andar a vírgula para esquerda, que foi o que fizemos, ou multiplicar, que é andar para a direita”, continua o professor.
Para ele, este exercício pode ser empregado em vários assuntos, como geometria. “É muito chato quando em uma questão de geometria você sabe calcular direitinho, mas bate o olho nas alternativas e acaba ficando confuso por causa das medidas”, finaliza Rodney.