Marcelo Callado aponta álbum ‘Saída’ com música inspirada por livro de líder indígena


Artista apresenta parcerias com Ava Rocha e Bem Gil no disco programado para 2 de outubro. ♪ Ao ganhar de presente da parceira Rosa Barroso o livro Ideias para adiar o fim do mundo (2019), escrito pelo líder indígena mineiro Ailton Krenak, o compositor e músico carioca Marcelo Callado jamais imaginou que a leitura ia dar em música. Mas deu.
Tudo é natureza – single que aponta Saída, quarto álbum solo desse artista projetado como baterista da BandaCê, de Caetano Veloso – nasceu sob inspiração da ideologia do livro de Krenak.
“Inspirado por alguns pensamentos do autor, me pus a refletir e a escrever sobre a importância fundamental do exercício do diálogo em nossa existência, a fala e a escuta, de um modo geral, não só entre uma humanidade homogênea que somos instruídos a crer, mas sim entre tudo que constitui a natureza”, relata Callado.
Disponível desde sexta-feira, 11 de setembro, o single Tudo é natureza apresenta uma das 11 músicas do álbum Saída, programado para ser lançado em 2 de outubro em edição da gravadora YB Music.
Inteiramente inédito e autoral, o repertório do disco inclui músicas compostas por Callado com parceiros como Ava Rocha (Borboletas e Verso vivo), Bem Gil (Conte comigo), Bruno Di Lullo (Curtavida), Daniel Gnattali (Toque de mãe), Pedro Montenegro (Agora créu) e Rosa Barroso (À prova e Simbora). Sozinho, Callado assina as músicas Assis Bueno 37, O horror e a já mencionada Tudo é natureza.
Com capa que expõe Callado em pintura de João Rivera fotografada por Nelson Ribeiro, o álbum Saída foi gravado pelo artista entre março e agosto deste ano de 2020, no Vovó Estúdio, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ), com produção musical orquestrada à distância pelo próprio Callado.
O álbum Saída tem participação da cantora Silvia Machete e os toques dos músicos Ana Frango Elétrico (baixo), Caio Paiva (guitarra), Guilherme Lirio (vários instrumentos), Iuri Brito (guitarra), Karin Santa Rosa (guitarra), Moreno Veloso (violoncelo), Paulo Emmery (guitarra, baixo e voz), Pedro Fonte (percussão), Pedro Sá (guitarra), Raquel Dimantas (teclados), Rodrigo Maré (percussão) e Vovô Bebê (flauta).
Marcelo Callado lança o álbum ‘Saída’ em 2 de outubro com onze músicas autorais
Fabiana Comparato / Divulgação
♪ Eis, na ordem do disco Saída, as onze músicas que compõem o repertório autoral do quarto álbum solo de Marcelo Callado:
1. Tudo é natureza (Marcelo Callado)
2. Verso vivo (Marcelo Callado e Ava Rocha)
3. Assis Bueno 37 (Marcelo Callado)
4. Toque de mãe (Marcelo Callado e Daniel Gnattali)
5. Curtavida (Bruno Di Lullo e Marcelo Callado)
6. Borboletas (Ava Rocha e Marcelo Callado)
7. Agora créu (Marcelo Callado e Pedro Montenegro)
8. À prova (Rosa Barroso e Marcelo Callado)
9. Simbora (Rosa Barroso e Marcelo Callado)
10. Conte comigo (Bem Gil e Marcelo Callado)
11. O horror (Marcelo Callado)