Marcas chinesas exibem ‘cópias’ de carros famosos no Salão de Xangai


Mercedes-Benz, Porsche, Jaguar, Land Rover e até a Tesla não ficaram de fora da “inspiração” das fabricantes locais. Salão de Xangai tem cópias de carros famosos
Maior mercado automotivo do mundo, a China possui diversas fabricantes desconhecidas para a maior parte das pessoas que não vivem no país. Algumas, no entanto, acabam se tornando conhecidas basicamente por criarem cópias de modelos já consagrados mundialmente.
As reproduções têm se tornado mais raras recentemente, com um trabalho de criação de identidade própria de design. Mas ainda é possível encontrar cópias. Mercedes-Benz, Porsche, Jaguar, Land Rover e até a Tesla não ficaram de fora da “inspiração” das fabricantes locais.
Veja abaixo algumas “homenagens” de fabricantes chinesas do Salão de Xangai.
Porsche ou Jaguar?
Porsche e Jaguar tinham estandes próprios no salão. Mas a junção dos estilos de modelos destas marcas pode ser vista em outro local, o espaço da pequena Zedriv.
Zedriv GT3 parece mistura de Porsche 911 e Jaguar F-Type
André Paixão/G1
Ali, o principal lançamento era o esportivo elétrico GT3. Olhando para a traseira do modelo, de cara é possível perceber a “inspiração” na geração anterior do Porsche 911.
Porsche 911
Divulgação
Lanternas e queda do teto são idênticos, apenas adaptados para um modelo de porte mais compacto. Enquanto isso, as caixas de roda buscaram inspiração em outro esportivo, o Jaguar F-Type.
De qualquer forma, o desempenho nem se aproxima dos modelos mais famosos. Sua velocidade máxima é de 160 km/h, contra mais de 300 km/h de F-Type e 911.
Jaguar F-Type
Jaguar/Divulgação
Cabine ao gosto alemão
Visto de fora, o sedã EU5, da Baic Motors, até exibe certa personalidade, com um desenho agradável. Mas, basta abrir a porta e entrar no modelo para perceber que a cabine é uma cópia dos sedãs da Mercedes-Benz, especialmente o Classe C.
Toda a parte central do painel parece ter sido retirada do sedã alemão e aplicada no similar chinês. Isso vale para a central multimídia projetada, as saídas de ar circulares com bordas cromadas, controles de ventilação e do áudio.
Carro da BAIC tem desenho do interior que lembra os Mercedes
André Paixão/G1
Para tentar um ar de sofisticação, há apliques plásticos que imitam madeira.
Curiosamente, o EU5 tem nível de equipamentos semelhante ao de um Mercedes-Benz. Ele traz quadro de instrumentos digital e recursos de segurança como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência.
Seu motor elétrico entrega 218 cavalos, garantindo bom desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 8 segundos.
Mercedes-Benz Classe B
Letícia Moreira / G1
Jipes
Não satisfeita em copiar o interior da Mercedes-Benz, a Baic também resolveu usar o exterior de um modelo dos alemães mais famosos, o Classe G. Em sua “versão” chinesa, o BJ80 é um jipe grande idêntico ao lendário veículo da Mercedes.
Baic Bj80 lembra o Mercedes-Benz Classe G1
André Paixão/G1
Talvez, esta seja a cópia mais clara das fabricantes chinesas. Além do formato de caixote, o jipe da Baic ainda reproduz o contorno das portas, estepe na tampa do porta-malas, maçanetas e conjunto ótico, com faróis redondos.
Na China, ele é oferecido com motores 2.4 e 4.0 a gasolina.
Prefere as linhas do também famoso Jeep Wrangler? A Baic também pode te atender com um de seus modelos. É o BJ40, claramente inspirado no jipe americano.
Mercedes-Benz Classe G 2012
Divulgação
Na China, ele traz motor 2.4 diesel de 143 cv.
Tesla chinesa?
Ainda que nem o nome da Xiaopeng estivesse escrito com letras do alfabeto romano, basta olhar para o G3 e notar que ele foi feito inspirado nos badalados carros da Tesla. E isso vale para o exterior, mas principalmente o interior.
Salão de Xangai tem carros inspirados nos modelos Tesla
André Paixão/G1
Na cabine, a grande tela vertical de 15,6 polegadas no console remete aos carros de Elon Musk. Todo o layout de operação, incluindo menus e fontes são idênticos aos do Model X.
Até a alavanca de câmbio, uma haste na coluna de direção, tem o mesmo desenho. E olha que a da Tesla já é semelhante à dos carros da Mercedes-Benz.
O G3 tem motor elétrico com o equivalente a 196 cv, que fazem ele acelerar de 0 a 50 km/h em menos de 4 segundos.
Tesla Model X
Tesla/Divulgação
Initial plugin text