Mais de 300 mil pessoas fazem o Enem em MG neste domingo; tire todas as suas dúvidas


Veja o perfil dos candidatos, o que levar para a prova e as alterações no transporte público da capital para a aplicação das provas. Prova do Enem
Reprodução/Redes sociais
Pouco mais de 300 mil pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Minas Gerais neste domingo (21). O número de participantes com inscrição confirmada é 47,8% menor do que o de 2020, quando 577.255 estudantes se inscreveram no estado.
Enem 2021 tem 3,1 milhões de inscritos confirmados, menor número desde 2005
Entre os 300.868 candidatos deste ano, 189.595 são do gênero feminino, e 111.273, do masculino. A maioria é preta ou parda, está na faixa etária dos 17 a 19 anos e já concluiu o ensino médio.
Do total de inscritos, 294.847 farão a prova impressa, e 6.021, a digital. As duas versões terão itens de prova iguais – neste domingo, os participantes terão de resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e língua estrangeira, além de escrever a redação.
Enem 2021: estratégias para o primeiro dia de prova
Os estudantes podem consultar o local de prova na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Enem em Belo Horizonte
Na capital, são 51.067 inscritos, sendo que 47.773 vão realizar a prova impressa, e 3.294, a digital.
Os serviço de transporte público de ônibus e metrô de Belo Horizonte serão reforçados para atender os candidatos neste domingo.
g1 no Enem 2021: horários, redações nota mil, aulas de revisão, dicas de professores e mais
Metrô de Belo Horizonte
CBTU/Divulgação
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô vai circular com intervalo de 10 minutos entre as 11h e 13h – normalmente, aos domingos, o intervalo é de 20 minutos, que será mantido fora dessa faixa de horário.
A CBTU-BH orienta que os inscritos estejam atentos ao horário de funcionamento do metrô e aos intervalos das viagens e que evitem filas, adquirindo seus bilhetes com antecedências.
As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h, para quem já possui cartão ou bilhete do metrô.
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) vai realizar operação de trânsito e transporte coletivo nos locais com maior impacto no sistema viário, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.
O transporte coletivo será reforçado neste domingo com viagens extras nas linhas de ônibus que atendem aos locais de provas, nas faixas horárias que antecedem às provas (9h às 12h) e nas faixas posteriores (17h às 19h).
Os candidatos podem consultar o quadro de horários das linhas na página da BHTrans e do Transfácil.
A prefeitura orienta os estudantes a evitarem o trânsito:
Procurar chegar com antecedência ao local de prova. “Planeje o itinerário de carro ou verifique quais linhas de ônibus vai precisar usar e utilize o cartão BHBUS”;
Os motoristas devem ficar atentos à grande concentração de pedestres no entorno dos locais de prova. Deem sempre preferência ao pedestre;
O estacionamento rotativo é liberado aos domingos, mas fique atento à sinalização regulamentada na via quando for estacionar o veículo. Não estacione em frente a garagens;
Não pare em fila dupla. O que parece ser um facilitador no momento do embarque e desembarque, prejudica quem está atrás e ainda pode propiciar situações de risco e acidentes.
Por causa do Enem, os programas BH é da Gente e No Domingo a Rua é Nossa, promovidos pela prefeitura, não serão realizados neste e no próximo domingo (28). O objetivo da suspensão é facilitar o trajeto e o acesso dos estudantes aos locais de provas.
Checklist
Veja os itens obrigatórios para fazer o Enem 2021:
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
Documento de identificação válido;
Máscara de proteção contra a Covid-19.
É aconselhável levar também álcool em gel, o cartão de confirmação de inscrição, além de uma garrafa de água e lanche.
Como chegar ao dia do Enem mais tranquilo? Veja exercícios de respiração para calma e foco
Pandemia
O participante que tiver sintomas de Covid-19 não deve comparecer ao local de prova. Neste caso, será possível solicitar a reaplicação do exame, por meio da Página do Participante, entre 29 de novembro e 3 de dezembro, com anexo da documentação que comprove a condição de saúde.
Quem tiver a documentação aprovada poderá fazer a prova nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.
Nas mesmas datas, os candidatos que tiveram isenção de taxa em 2020, mas não compareceram aos locais de prova, poderão fazer o exame.
O Ministério da Educação tinha proibido a isenção a estudantes que faltaram na última edição sem justificativa, o que acabou contribuindo para a redução de inscritos no Enem deste ano. No entanto, partidos e entidades acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) com o argumento de que muitos candidatos deixaram de fazer a prova por medo da Covid-19.
O STF determinou, então, a reabertura de inscrições para quem perdeu direito à gratuidade por não ter comparecido em 2020.
Cronograma do Enem
Primeiro dia de prova: 21/11/2021
Segundo dia de prova: 28/11/2021
Divulgação do gabarito: 1/12/2021
Vídeos mais vistos no g1 Minas: