Mais de 200 doadores de sangue participam de campanha em Guajará, RO


Coleta acontece nesta Sexta-feira Santa (30), no Bairro 10 de Abril. Ação é realizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a Fhemeron. Doadora Melva participou da campanha nesta Sexta-feira Santa, 30
Júnior Freitas/G1
O feriado da Sexta-feira Santa (30) levou mais de 200 pessoas a participarem da campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de médula óssea em Guajará-Mirim (RO), cidade a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. Os cadastros e triagens iniciaram por volta das 8h, tendo bastante procura da população no único posto de atendimento, situado no Bairro 10 de Abril.
A campanha, que foi idealizada e organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), tem o objetivo de coletar o maior número de bolsas para abastecer o estoque que atende a demanda dos hospitais da região.
Os doadores tiveram que fazer o cadastro e passar pela triagem, e só então puderam fazer a doação. Após todos os procedimentos, um lanche reforçado foi servido para quem participou da ação de solidariedade.
Segundo o presidente da Fhemeron, Sid Orleans, a equipe de profissionais do órgão foi deslocada da capital até o município exclusivamente por conta da programação, que já havia sido planejada vários meses atrás.
“Ficamos felizes quando fomos procurados pela igreja para fazer a ação nesta data. O estímulo para novos doadores realmente está ligado também na parte espiritual, no que diz respeito a fazer o bem ao próximo, sem receber nada em troca”, diz o presidente.
“Doar é um ato de amor e pode salvar a vida de alguém que você nem conhece”, conclui.
Doador João Marcos acredita veementemente na campanha e no poder da solidariedade
Júnior Freitas/G1
Ao G1, o padre Sebastian Vadakumpadan, que atualmente é o responsável pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, falou sobre a ação planejada pela igreja católica e também da importância espiritual e social da Sexta-feira Santa no Brasil inteiro.
“Conversamos com a Fhemeron e planejamos tudo em conjunto. Muita gente trabalhou de forma voluntária divulgando a campanha e contribuiu para que acontecesse da melhor forma. Definimos a data da coleta especificamente para este feriado, exatamente pela grandeza e significado cristão em relação a Cristo, que morreu por nós e derramou o seu sangue para dar a salvação”, comenta.
Um dos doadores cadastrados foi o gerente João Marcos Maceno, que acredita veementemente na campanha e no poder da solidariedade.
“Este foi o dia que Cristo derramou o seu sangue pela humanidade, nada mais justo que nós, em vida, doarmos um pouco do nosso sangue em prol dessa causa. É muito gratificante participar da ação e todos deveriam participar”, diz o doador.
A faturista Melva Domingues, de 45 anos, também procurou o ponto de doação para participar da campanha e ficou feliz em ajudar na coleta de sangue.
“Meu objetivo é de ajudar, fui convencida por isso. Só tinha doado sangue uma vez na vida, mas a partir de agora serei uma doadora pontual e bem participativa”, conta.
Para quem não pôde participar da campanha pela manhã, os atendimentos continuarão até as 17h. Os doadores interessados precisam levar apenas um documento oficial com foto e passar pela triagem para fazer a doação.
Veja mais notícias da região no G1 Guajará-Mirim e Região

Powered by WPeMatico