Maia recebe deputados para discutir reformas da Previdência e Tributária

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu na manhã desta terça-feira (2) um grupo de deputados de diferentes partidos para discutir as reformas da Previdência e Tributária. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu na manhã desta terça-feira (2) um grupo de deputados de diferentes partidos para discutir as reformas da Previdência e Tributária.
O encontro aconteceu na residência oficial da presidência da Câmara. Os parlamentares começaram a chegar por volta de 9h30 e até a última atualização desta reportagem a reunião ainda não havia terminado.
Considerada prioritária pela equipe econômica para recuperar as contas públicas, a reforma da Previdência começou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na semana passada com a indicação do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG).
A expectativa dele é a de que seja votada no colegiado entre os dias 16 e 17 de abril.
Na CCJ, os deputados analisarão se a proposta do governo Jair Bolsonaro, que mexe nas regras de aposentadoria, não fere princípios constitucionais.
Se o texto for aprovado, seguirá para uma comissão especial, na qual o conteúdo será discutido pelos parlamentares. Só depois seguirá para o plenário, onde precisará passar por dois turnos de votação.
Líderes de 13 partidos, que somam quase 300 deputados, já manifestaram apoio à matéria, mas vetaram mudanças na aposentaria rural e nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a pessoas com deficiência e idosos carentes.
Tributária
A reunião também servirá para discutir a reforma tributária, considerada outra prioridade pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia, após a aprovação da Previdência.
Para debater o tema com os parlamentares, foi convidado o economista Bernard Appy, especialista na área.
Entre os presentes ao encontro estavam os líderes partidários Delegado Waldir (PSL-GO), Baleia Rossi (MDB-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Wellington Roberto (PR-PR), Jonathan de Jesus (PRB-RR), Fred Costa (Patri-MG), Toninho Wandscheer (PROS-PR), Daniel Coelho (Cidadania-PE) e Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA), além de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da Maioria na Câmara.
Também acompanharam a reunião os deputados Mauro Benevides Filho (PDT-CE), Alexis Fonteyne (Novo-SP), Luis Miranda (PSL-SP), que é coordenador Frente Parlamentar Mista da Reforma Tributária, e Kim Kataguiri (DEM-SP).
O presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), também compareceu ao encontro.