Magazine propaga ‘Bafo de jiboia’ para tentar ressuscitar banda sem Kid Vinil


Capa do single ‘Bafo de jiboia’, da banda Magazine
Aline V. P. Belintani
♪ Quando Kid Vinil (1955 – 2017) morreu há três anos, a banda Magazine – que dera projeção ao artista multimídia na primeira metade dos anos 1980 – já estava fora de cena desde 2004. Mas eis que, em movimento surpreendente, a banda paulistana tenta a ressurreição sem Kid Vinil neste ano de 2020.
Amostra de EP planejado pelo Magazine através da gravadora Verminose Records, o single Bafo de jiboia tenta em vão fazer graça sem nem de longe roçar o humor irreverente de sucessos como Eu sou boy (Ted Gaz e Aguinaldo, 1983) e Tic tic nervoso (Marcos Serra e Antonio Luz, 1984).
Bafo de jiboia é composição de autoria de Marcelo Papini. Com passagens por grupos como Bombom (projetado em 1984 com o hit radiofônico Vamos a la playa, versão de sucesso estrangeiro) e Vexame, Papipi assume o posto de vocalista da Magazine, se juntando aos antigos integrantes Duca Belintani (guitarra), Lu Stopa (baixo) e Trinkão Watts (bateria). Belintani assina a produção musical do single Bafo de jiboia.
A título de informação, Bafo de Jiboia é, a rigor, a segunda gravação da banda Magazine sem Kid Vinil. Em 1987, quando Kid decidiu sair do grupo para comandar os Heróis do Brasil, a banda arriscou outro vocalista, Pedrinho, e chegou a lançar single duplo que passou despercebido, provável destino de Bafo de jiboia.