Mães ficam do lado de fora durante prova do Enem para ‘mandar energia positiva’ para filhas


Mulheres se conheceram do lado de fora de local de prova, após fechamento do portão, em Natal. Elas decidiram ficar no local pelo menos até o início da prova. ENEM 2020 – Natal, 17/01/2021 – A pedagoga Renata Sobrinho e a gerente comercial Giovanna Freire se conheceram do lado de fora do local de prova, após fechamento de portão, enquanto mandavam “energias positivas” para filhas.
Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Os portões se fecharam às 13h, mas as mães das adolescentes Bruna Freire e Renata Marrocos, ambas de 16 anos, continuaram do lado de fora da UNP – o maior local de prova do Enem 2020 em Natal. O motivo: ambas queriam mandar “boas energias” para as filhas pelo menos durante o início da prova, às 13h30.
“Eu faço questão. Como mãe, eu tenho certeza que ela sente. Eu faço questão de deixar na sala. Como a gente não pôde entrar esse ano, eu fico aqui no cantinho fazendo minha oração para que ela sinta toda energia”, disse a gerente comercial Giovanna Freire, cuja filha, Bruna, está fazendo o Enem como teste.
Candidatos relatam medo de contaminação por Covid-19 no 1º dia de Enem
Estado tem mais de 129 mil candidatos inscritos
Justiça Federal negou pedidos para suspensão de provas no RN
A jovem vai cursar o último ano do ensino médio em 2021, mas decidiu fazer a prova como forma de se preparar para o próximo Enem. “Digo para ela fazer tranquila. Ano que vem, se Deus quiser, ela vai atingir o objetivo dela. Como mãe, estou do lado dela sempre”, contou.
Giovanna não conhecia a pedagoga Renata Sobrinho – outra mãe que também ficou do lado de fora da universidade para mandar “energias” para a filha, Gabrielle Marrocos, também de 16 anos. Ambas começaram a conversar e perceberam que estavam no local pelo mesmo motivo.
“Eu acredito que é coisa de mãe, na verdade. É para dar uma força. Mesmo que seja de longe, a gente pensa que essa força chega mais rápido se a gente ficar aqui mais um pouquinho. Acredito que seja isso”, comentou Renata.