Lei que institui o ‘Dia da Cerveja Artesanal Mineira’ é sancionada em Juiz de Fora


Data será comemorada no dia 27 de maio e reforça a vocação da cidade para a produção de cerveja. Cervejarias de Juiz de Fora recebem premiação nacional
O prefeito Bruno Siqueira (MDB) sancionou nesta quinta-feira (22) a lei que institui o Dia da Cerveja Artesanal Mineira em Juiz de Fora. A informação foi publicada no Atos do Governo e determina que a data seja comemorada anualmente no dia 27 de maio.
A lei, de autoria do vereador Marlon Siqueira (MDB), tem o objetivo de adotar estratégias de divulgação de Juiz de Fora como polo catalisador de iniciativas de desenvolvimento econômico e turístico, tendo em vista a vocação cervejeira da cidade.
“Temos um grande mercado consumidor de cervejas em nosso país e a nossa cidade está descobrindo uma nova vocação de produção e comercialização da cerveja artesanal. Acredito que este setor pode ajudar a trazer mais empregos e renda, que tanto precisamos em nossa cidade”, declarou o vereador autor da lei.
Recentemente, quatro rótulos juiz-foranos foram premiados entre os melhores do país no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em Blumenau (SC), considerado o maior da América Latina e um dos cinco principais do mundo. A organização informou que mais de 2.800 rótulos foram inscritos para avaliação neste ano.
Em maio de 2017, Juiz de Fora recebeu o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) das Cervejarias da Zona da Mata pela importância da produção de cerveja artesanal. A cidade é a primeira de Minas Gerais a integrar a política pública de incentivo às atividades relacionadas à cadeia produtiva da cerveja.
A tradição da cidade para produção de cerveja vem de longa data. A primeira cervejaria mineira foi criada em 1861 pelo alemão Sebastian Kunz, onde hoje é o Bairro São Pedro.
No Portal do Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora estão cadastradas 14 cervejarias artesanais localizadas em diversos pontos da cidade. O site informa os locais, horários de funcionamento e contatos das cervejarias. Não há, no entanto, a divulgação de qual o total de produtores de cervejas na cidade.
Em 2016, o G1 fez uma reportagem abordando o crescimento de investimentos na produção de cerveja artesanal na região e à época a Associação de Microcervejeiros da Zona da Mata já contava com 180 cervejeiros.
Registro faz cervejas artesanais de Juiz de Fora chegarem ao mercado
Reprodução/TV Integração

Powered by WPeMatico