Larry McMurtry, autor de ‘Laços de ternura’ e roteirista de ‘Brokeback mountain’, morre aos 84 anos


Autor e roteirista escreveu mais de 30 romances e ficou famoso pelas histórias do Oeste dos EUA. Ele ganhou Oscar de roteiro adaptado por ‘O segredo de Brokeback Mountain’ em 2006. Larry McMurtry
LM Otero / AP
O escritor e roteirista Larry McMurtry, morreu aos 84 anos, nos EUA. A morte foi confirmada pela porta-voz da família, Amanda Lundberg, ao jornal “The New York Times”. O motivo não foi divulgado.
Larry escreveu mais de 30 romances, como “”Laços de Ternura”, marcado pelo retrato da vida no Oeste Americano. Também fez roteiros como a adaptação de um conto de Anne Prouix para as telas em “O segredo de Brokeback Moutain”, pela qual ele levou o Oscar de 2006.
“Laços de ternura” também foi adaptado para o cinema em 1983, em filme com Jack Nicholson e Shirley McLane, e ganhou cinco Oscars – naquele ano, o prêmio foi apenas para o roteirista que fez a adaptação, James L. Brooks.
Outro trabalho marcante em sua carreira foi o romance “A Última Sessão de Cinema”, também recriado no cinema, em longa de 1971, pelo qual Larry McMurtry foi indicado ao Oscar.