Kit transforma a câmera de qualquer celular em telescópio


Reprodução Instagram/@diplemicro

As câmeras dos smartphones estão cada vez mais potentes e podem ser usadas para registrar objetos que estão a longa distância, pessoas em ambientes com baixa luminosidade e até mesmo detalhes de coisas pequenas. 

A SmartMicroOptics Srl (SMO), ligada ao Instituto Italiano de Tecnologia, desenvolveu o kit Diple, que  tem a proposta de transformar os celulares em microscópios compactos.

Um conjunto pode ser instalado para que a câmera tenha a capacidade de ter até 1.000 vezes de ampliação, com auxílio do zoom, sem prejudicar a qualidade da imagem.

Os desenvolvedores afirmam que é possível visualizar micro-organismos, bactérias e até células sanguíneas. Dependendo das configurações do smartphones, também é possível registrar tudo em fotos e filmagens em HD. 

Tudo o que é necessário para transforma a câmera do smartphone em um microscópio é guardado em um caixa de 17,6 cm de comprimento, 10 cm de largura e 4 cm de altura, menor do que a embalagem de um smartphone.

O Diple teve o apoio de 620 pessoas em um financiamento coletivo e arrecadou mais de 62 mil dólares. As primeiras unidades do kit devem começam a ser fabricadas em janeiro de 2020 e começam a ser vendidas em maio.