Jovem que recebeu RG 1 minuto antes do portão fechar já tinha feito redação com tema do Enem 2021


Professor não conhecia a candidata, mas sentiu que devia ajudar a jovem para que ela não perdesse a prova do Enem. Jovem que recebeu RG 1 minuto antes do portão fechar fala sobre prova
A candidata Bruna Karine, de 23 anos, que esqueceu o documento de identidade em casa e foi salva pelo professor Stanley Lustosa de Vasconcelos, que buscou o seu documento, afirmou que já tinha feito redação com o tema do Enem 2021 deste domingo (21).
Bruna Karine quer fazer o curso de enfermagem. Na tarde deste domingo, ela foi até a primeira prova do Enem no campus da Universidade Estadual do Piauí, no bairro Pirajá, quando percebeu que esqueceu o documento de identidade em casa, no bairro Primavera, ambos na Zona Norte de Teresina.
O marido da candidata estava com uma criança pequena em casa e não poderia sair. Foi quando o professor Stanley Lustosa de Vasconcelos decidiu ajudar. Ele percebeu que ela estava tentando arranjar uma forma de buscar o documento, então resolveu ir até à residência da candidata, e retornou quando estava faltando um minuto para o fechamento dos portões do local de prova.
Um minuto antes de portão fechar, professor entrega RG esquecido e ‘salva’ Enem de candidata no Piauí
Lucas Marreiros/g1
“Aquele momento do início, eu cheguei tranquila e animada para fazer a prova, mas quando eu olhei e faltou RG. Minha preocupação foi a mil. Comecei a chorar, pensando que não iria conseguir fazer a prova e aí chegou um rapaz e me ajudou. Foi até a minha casa, pegar o documento com o meu marido. Ele percebeu que seu estava muito angustiada e que não iria conseguir fazer a prova”, afirmou.
Um minuto antes de portão fechar, professor entrega RG esquecido e ‘salva’ candidata
Apesar do susto, ela afirmou que conseguiu se concentrar para a prova. “Fiz a prova toda. Estava fácil, muito fácil”, disse a candidata.
Bruna não se surpreendeu nem mesmo com o tema da redação “Invisibilidade e Registro Civil”, pois segundo ela, já tinha estudado e feito uma redação anteriormente com esse assunto.
Candidata Bruna Karine, de 23 anos, recebeu do RG 1 minutos antes do portão fechar
Reprodução
“Era o que eu esperava. Não tive nenhuma dificuldade para fazer”, afirmou a candidata.
Bruna Karine é natural de Palmas, no estado do Tocantins. Ela se mudou para Teresina este ano e fez o Enem em 2016 e 2017. Só não participou em 2018, porque o pai faleceu. A estudante começou enfermagem em uma faculdade privada, mas veio a pandemia e ela foi demitida do emprego, por isso, teve que largar os estudos.
73 mil candidatos aptos no Piauí
No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizarão as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil farão a versão digital do Exame.
LEIA TAMBÉM
Leia dicas, responda quiz e veja se está preparado para o Enem 2021
Fuso horário, abertura e fechamento dos portões, início das provas e mais
Está com Covid? Saiba como pedir a reaplicação do exame
Estratégias para o primeiro dia de prova
Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.
Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.
Disciplinas e horários
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 21 de novembro os candidatos farão, durante 5h30min:
45 questões de linguagens;
45 questões de ciências humanas;
E redação.
Horários de aplicação
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Veja as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube