Isolados após rompimento de barragem, agricultores temem perder produção em RO

Barragem de decantação foi a colapso em Machadinho d’Oeste e arrastou pontes, deixando mais de 400 pessoas sem acesso. Isolados após rompimento de barragem, agricultores temem perder produção em RO
O rompimento de uma barragem de decantação no garimpo deixou mais de 400 de pessoas isoladas em Machadinho d’Oeste, em Rondônia, e muitos agricultores foram afetados.
O Ministério Público recomendou a suspensão dos trabalhos no garimpo até uma avaliação da Agência Nacional de Mineração.
Sete pontes foram destruídas. O serviço de recuperação já teve início, mas ainda não conseguiu resolver todos os problemas.
Cerca de 50 famílias precisam passar pelo que restou de uma das pontes para ter acesso a outras regiões. Praticamente isolados, eles temem perder a produção e já observam as contas chegarem.
Sem solução, os agricultores improvisam e tentam retomar a rotina. “Tem 20 anos que a gente mexe aqui e nunca viu uma situação dessas”, diz o produtor Divino Zeferino.
O levantamento inicial da Secretaria de Meio Ambiente do estado aponta que o rompimento da barragem foi causado pelo excesso de chuva. A Agência Nacional de Mineração não informou uma data para concluir a avaliação da barragem.