Instagram remove filtros que simulam cirurgia plástica no rosto

Filtro do Instagram simula os resultados de uma cirurgia plástica

Filtro do Instagram simula os resultados de uma cirurgia plástica
Reprodução Instagram/@teresafogolari

O Instagram irá retirar todos os filtros do Stories que simulam cirurgias plásticas ou que são inspirados em procedimentos estéticos. O motivo da decisão foi a preocupação dos reflexos do recurso na autoestima dos usuários.

Leia também: Chip implantado sob a pele pode substituir chaves, cartões e senhas

Um dos filtros que será banidos aumenta os lábios, muda o tamanho das bochechas e afina a ponta do nariz. Um outro filtro simula as marcações feitas por médicos antes de cirurgias plásticas e os hematomas dos procedimentos.

Apesar de ter sido pensado para ser uma brincadeira entre os usuários, há preocupação de que esses filtros possam aumentar a pressão sobre jovens e adultos que enfrentam problemas com a aparência. 

Filtro simula cirurgia plástica

Filtro simula cirurgia plástica
Reprodução Instagram/@danielmooney

Em agosto deste ano, o Facebook liberou o acesso da plataforma Spark AR Creators para qualquer usuário de suas redes sociais. Isso permitiu que diversos filtros fossem criados e disponibilizados. Todo material criado pela plataforma passa por uma auditoria e precisa estar de acordo com as políticas da plataforma.

Leia também: Diga x! Samambaia tira sua primeira selfie em zoológico de Londres

“Queremos que os efeitos do Spark AR sejam uma experiência positiva e estamos reavaliando nossas políticas existentes no que se refere ao bem-estar”, publicou a página do Spark AR Creators no Facebook. 

Além de remover os efeitos que forem identificados, o Instagram também irá adiar a aprovação de novos efeitos associados à cirurgia plástica. Não foi revelado quanto tempo levará até a implementação da nova política.

Veja também:

Fique com a cara do Coringa com um filtro do Instagram Stories