Inglesa Norton Motorcycles é comprada pela indiana TVS, atual parceira de BMW e Dafra


Norton é uma das fabricantes de motos mais antigas do mundo; sua primeira moto foi lançada em 1902. Aquisição pela TVS pode gerar nova competição com a Royal Enfield. Norton Commando, uma das motos mais celebradas da marca inglesa
DIvulgação
Uma das fabricantes de motos mais antigas do mundo ainda em atividade, a inglesa Norton Motorcycles acaba de ser adquirida pela TVS. Conhecida por suas motos de baixa cilindrada, a marca indiana desenvolve o produz modelos de baixa cilindrada da BMW e tem uma parceria comercial com a Dafra no Brasil.
Motos 2020: veja 35 lançamentos esperados para o Brasil no ano
Veja as 10 motos mais caras do Brasil; Ducati de R$ 700 mil lidera
Em 2020, a Norton havia anunciado falência no Reino Unido e, apesar dos esforços dos últimos anos para voltar a ser uma das grandes marcas de motos, os negócios não iam bem. A compra foi fechada por 16 milhões de libras – equivalente a mais de R$ 100 milhões.
Com a nova marca no portfólio, o grupo TVS vai expandir suas ações para motos de alta cilindrada.
“Norton vai continuar a manter a sua identidade distinta, com planos de negócios dedicados e específicos”, afirmou Sudarshan Venu, diretor executivo da TVS, em comunicado.
Com seu estilo clássico de motocicletas e os investimentos da TVS, a Norton pode se tornar um concorrente de peso para marcas como Royal Enfield, Harley-Davidson e Triump no segmento de motos com estilo retrô.
Em outros negócios atuais, a TVS possui uma parceria com a BMW Motorrad para o desenvolvimento e produção de motos de baixa cilindrada; dessa empreitada, surgiram as G 310 R e G 310 GS, feitas na Índia.
Dafra Apache RTR no Salão Duas Rodas 2017
Marcelo Brandt/G1
Sem uma subsidiária própria no Brasil, montadora indiana tem parceria comercial com a Dafra, que vende a Apache RTR 200 no mercado brasileiro.
Quando a Norton surgiu?
Norton começou a produzir motos em 1902
Divulgação
A empresa começou antes, em 1898, produzindo peças para veículos de 2 rodas. Em 1902 veio a primeira moto, mas ainda com motores de terceiros; em 1908 foi produzida sua moto com tecnologia própria.