Índice de infestação do mosquito da dengue apresenta aumento em Araxá

Resultado foi maior do que apresentado em janeiro com 1,7%. Cidade está em alerta.  Índice de infestação do mosquito da dengue registra 1,7% em Araxá
Nesta segunda-feira (16) foi divulgado o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) em Araxá, no Alto Paranaíba. A cidade agora está em estado de alerta, já que o índice subiu de 1,6% para 1,7%.
O número de casos de dengue ainda é baixo na cidade comparado com 2017. A Secretária Municipal de Saúde informou que até o momento, nove casos foram confirmados em 2018, já em 2017 com 29 casos de dengue.
A Ténica em Vigilância Sanitária, Flávia Rios, disse que ações de orientação para a população serão feitas, já que a maioria dos focos são encontrados dentro de casa, como pneus jogados, plásticos espalhados e até mesmo bebedouros de animais. De acordo com o relatório, o setor norte da cidade apresentou os maiores números de irregularidades.
O LIRAa
O LIRAa é importante para mostrar o diagnóstico de quais pontos da cidade ocorrem mais acúmulo de água parada com a presença de larvas do Aedes Aegpyti. Dentro da classificação do Ministério da Saúde, o índice acima de 1% e abaixo de 3,9% representa sinal de alarme.
Confira alguns cuidados:
Caixa d’água vedada evita a entrada ou saída do mosquito.
Galões, tonéis, poços, latões, lixeiras e tambores devem ser totalmente vedados, inclusive aqueles usados para água de consumo.
Ralos limpos e com aplicação de telas, evitam o surgimento de criadouros.
Vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual devem ser tapados e verificados semanalmente.
Plantas como bambús, ananeiras, bromélias, gravatás, espada de São Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.
Na área de serviços, baldes virados de boca para baixo evitam o acúmulo de água.
Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos, bem esticadas evitam a formação de poças d’água.
Piscinas e fontes devem ser limpas e tratadas com auxílio de produtos químicos específicos.

Powered by WPeMatico