Hyundai Venue, o ‘irmão’ menor do Creta, é apresentado no Salão de Nova York


O SUV compacto pode ser ligado de forma remota por assistentes Google e Amazon. Hyundai Venue
Divulgação/Hyundai
Enquanto apresenta o novo Creta no Salão de Xangai, a Hyundai também revela o inédito Venue no Salão de Nova York. Com chegada às lojas dos Estados Unidos prevista para o final de 2019, o menor SUV da marca ainda é incerto para o Brasil – mas é, certamente, um forte candidato.
O Venue mistura identidades no visual. Enquanto a dianteira é polêmica e herda elementos de outros modelos da marca, como a grade de formato irregular e os faróis divididos, a traseira aposta em linhas mais sóbrias, com lanternas e vincos à la Volkswagen.
A lateral tem pontos semelhantes com o Creta, como a coluna “A”, o teto “flutuante” e as linhas das janelas. Chama a atenção, porém, o formato mais quadrado da carroceria que remete ao Volvo XC40. As rodas variam entre 15 e 17 polegadas, de acordo com a versão.
Hyundai Venue
Divulgação/Hyundai
“A linha de SUVs da Hyundai pode ser comparada com as peças de um tabuleiro de xadrez”, disse SangYup Lee, vice-presidente executivo de design da Hyundai. “O novo Palisade é o Rei, mas estávamos perdendo na peça menor. E é aí que entra o Venue”, completou.
São 4,03 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. Como comparação, o Creta brasileiro tem a mais 24 centímetros no comprimento, 1 cm na largura, 8 cm na altura e também 8 cm no entre-eixos.
O compacto será equipado com motor 1.6 de quatro cilindros, sem potência divulgada, e duas opções de câmbio. O primeiro será manual de 6 marchas, enquanto o segundo é um automático de relações contínuas (CVT) desenvolvido pela própria Hyundai.
Hyundai Venue
Divulgação/Hyundai
Mesmo sendo o menor utilitário esportivo da Hyundai, o Venue promete ter uma boa lista de itens tecnológicos.
Entre eles estão central multimídia com tela de 8 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, pesquisa por voz e câmera de ré, alerta de tráfego cruzado, monitoramento de pontos cegos, frenagem de emergência automática, detector de fadiga do motorista e sistema de permanência em faixa.
O Venue também pode ser ligado de forma remota através dos aplicativos de assistência Google Assistant, Google Home e Amazon Alexa, com um comando de voz.
Para os EUA, a marca aponta a importância da tecnologia principalmente em dias frios. Com a partida remota, o veículo se antecipa em desembaçar os vidros e os espelhos.
Hyundai Venue
Divulgação/Hyundai