Humberto Barros ‘parte para cima’ com a experiência do quinto álbum solo


♪ Um dos produtores do recém-lançado quarto álbum solo de Roberto Frejat, Ao redor do precipício, o tecladista, cantor e compositor Humberto Barros se prepara para lançar o próprio disco solo. O título Experiência 05 – grafado estilisticamente na capa do álbum como 5xperiência 05 – já sinaliza que se trata do quinto trabalho autoral do artista carioca.
Com 13 músicas, o álbum Experiência 05 chegará ao mercado fonográfico, somente em edição digital, cinco anos após o antecessor Longe. Longe (2015). Uma dessas 13 músicas, O estranho acontece, parceria de Barros com Gustavo Corsi, já foi apresentada em 30 de março.
Outra, Partir pra cima, será lançada com clipe programado para entrar em rotação a partir das 19h de quarta-feira, 1º de julho. Composição da lavra solitária de Barros, Partir pra cima foi gravada pelo artista com Katia Jorgensen, cantora da banda Ave Máquina.
“Partir pra cima é uma aventura bastante mais próxima do universo da MPB do que do pop rock’n’roll com o qual sempre fui mais identificado”, conceitua Humberto Barros.
Na faixa, Marcelo Vig, da banda Vulgue Tostoi, toca bateria. Os demais instrumentos do fonograma – piano, acordeom, violão de nylon, guitarra, baixo e órgão – foram tocados pelo próprio Humberto Barros.
Marcelo Vig, a propósito, é nome recorrente na ficha técnica do álbum Experiência 05. “Como o Marcelo Vig toca em muitas baterias, posso dizer que formamos uma pequena banda de dois”, ressalta Barros.
Filha de Humberto, Clara Barros – já presente no álbum anterior Longe. Longe – participa de Experiência 05 na música É a cidade quem me avisa calma. Já Cris Brown faz vocalizes em vinheta e canta espécie de rap na faixa Se eu fosse você.
Atravessei o sol e Os dias da gente são outras músicas inéditas de Humberto Barros que compõem o repertório autoral do álbum Experiência 05.