Hubble comemora 29 anos com imagem incrível de uma nebulosa

Hubble comemora 29 anos com imagem inédita

Hubble comemora 29 anos com imagem inédita

Nasa

Telescópio Espacial Hubble foi lançado pela Nasa no dia 24 de abril de 1990 a bordo do ônibus espacial Discovery. Para comemorar o 29º aniversário do Hubble, os astrônomos da agência espacial publicaram uma imagem incrível de uma nebulosa que está a milhares de anos-luz de distância da Terra.

A Nebulosa do Caranguejo do Sul, conhecida oficialmente como Hen 2-104, está localizada na constelação de Touro. Segundo a Nasa, a imagem parece ter duas estruturas laterais que lembram o desenho de uma ampulheta.

A nebulosa é formada por uma enorme estrela vermelha envelhecida e por uma estrela anã branca. Seu nome foi dado para diferenciar da famosa Nebulosa do Caranguejo, que foi observada pela primeira vez em 1731.

O telescópio espacial Hubble é um projeto internacional entre a Nasa e a ESA (Agência Espacial Europeia). Mais de 1,4 milhões de observações de quase 45 mil objetos celestes foram feitas desde seu lançamento.

Em 29 anos, o telescópio realizou mais de 169 mil viagens ao redor do planeta, completando cerca de 4 bilhões de km. Astrônomos publicaram mais de 16 mil artigos científicos graças aos dados coletados pelo Hubble.

De rio congelado a iceberg gigante! Veja 10 fotos tiradas do espaço