Huawei lança 1º equipamento do mundo para conectar carros a redes 5G


A Huawei tem testado tecnologias para carros inteligentes conectados em cidades chinesas e assinou acordos com fabricantes de automóveis, incluindo a FAW, Dongfeng e Changan. Huawei apresentou tecnologias para o setor automobilístico durante o Saláo de Xangai.
REUTERS/Aly Song
A Huawei lançou nesta segunda-feira (22) o que afirma ser o primeiro equipamento de comunicações 5G do mundo para a indústria automotiva, em um sinal de suas crescentes ambições de se tornar uma fornecedora importante para veículos autônomos.
De acordo com informações da empresa em comunicado, o chamado módulo MH5000 é baseado no chip Balong 5000 5G que foi lançado em janeiro. “Com base neste chip, a Huawei desenvolveu o primeiro módulo de carro 5G do mundo com alta velocidade e alta qualidade”, disse.
Comissão Europeia aprova wi-fi como padrão para internet em carros, em vez do 5G
A companhia lançou o módulo no Salão de Xangai, que começou na semana passada e vai até quinta-feira. A empresa disse que o módulo ajudará seus planos para começar a comercializar tecnologia de redes 5G para o setor automotivo no segundo semestre deste ano.
Nos últimos anos, a Huawei tem testado tecnologias para carros inteligentes conectados, em cidades chinesas como Xangai, Shenzhen e Wuxi e assinou acordos de cooperação com uma série de fabricantes de automóveis, incluindo a FAW, Dongfeng e Changan.
A empresa, que também é a maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo, está se esforçando para liderar a corrida global por redes 5G de próxima geração, mas está sob alvo de acusações do governo dos Estados Unidos, que alega que seus produtos poderiam ser usados para espionagem por Pequim. A Huawei tem negado repetidamente as acusações.
Especialista explica qual seria o interesse dos EUA em barrar o avanço da Huawei