Hilton Valentine, guitarrista do The Animals, morre aos 77 anos


Músico foi responsável pela levada de guitarra de sucessos do rock britânico como ‘The House of the Rising Sun’. Causa da morte não foi revelada. Hilton Valentine, guitarrista da banda The Animals
Reprodução/Twitter do guitarrista
Hilton Valentine, guitarrista da banda The Animals, morreu aos 77 anos. A gravadora Abkco Music & Records divulgou um comunicado na sexta-feira (29) e a causa da morte não foi divulgada.
“Nossas mais profundas condolências vão para a família e amigos de @HiltonValentine por sua morte esta manhã, aos 77 anos. Membro fundador e guitarrista original do The Animals, Valentine foi um guitarrista pioneiro que influenciou o som do rock and roll nas décadas seguintes”, escreveu o selo.
Pioneiro do rock
Valentine nasceu em 1943 em Northumberland, na Inglaterra. Ele se tornou membro do The Animals, banda liderada pelo vocalista Eric Burdon, em 1964. Ele saiu do grupo em 1966, mas retornou várias outras vezes.
O músico é o responsável pelas marcantes levadas de guitarra de sucessos como “The House of the Rising Sun” e “We Gotta Get Out of This Place”.
A banda The Animals, com Valentine no canto inferior direito
Divulgação
Valentine criou um dos riffs mais famosos da história do rock, a introdução de “The House of the Rising Sun”. A música chegou ao topo das paradas no Reino Unido e Estados Unidos.
O hit também foi eleito uma das melhores canções de todos os tempos pela revista “Rolling Stone”.
O último álbum do Animals foi “Ark”, em 1983. Em 1994, o grupo foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame.
Outros sucessos da banda, grande nome da invasão britânica, foram “Don’t Let Me Be Misunderstood” e “It’s My Life”.
Depois, ele trabalhou em projetos solo, com álbuns como “All in Your Head” e “Skiffledog on Coburg Street”. Ele deixa a esposa Germaine.