Grávida, Marilia Mendonça tem problema comum nesta fase

A cantora Marilia Mendonça está grávida de seu primeiro filho, aos 23 anos. Após anunciar a gravidez nas redes sociais, ela vem compartilhando as mudanças de seu corpo. Mesmo com poucas semanas de gestação, ontem (30), a cantora mostrou sua barriga e compartilhou alguns efeitos das alterações hormonais.

“Com muito inchaço + sono + sentimentalismo + fome + TODO AMOR DO MUNDO e PROTEÇÃO DO PAPAI DO CÉU! Vamos pro show”, diz a legenda da foto.

Sonolência, mais fome e instabilidade emocional são frequentes no início da gravidez. Junto com os enjôos comuns, podem ser os sintomas de gravidez que fazem uma mulher descobrir que está esperando um bebê. Já o inchaço é mais comum e intenso a partir do quinto mês.

O que causa o inchaço?

Segundo o obstetra Alessio Calil Mathias, há várias causas para a retenção de líquidos na gravidez. Uma delas é a própria mudança hormonal do período. Durante a gestação, a mulher produz muita progesterona. Também há mulheres que possuem o sistema linfático mais lento, tendo dificuldade de drenar o líquido que se acumula pelo corpo.

Além disso, a partir do quinto mês da gestação, o tamanho do útero dificulta o fluxo venoso dos membros inferiores para a circulação central. Assim, o sangue que está nos pés e nas pernas encontra resistência para retornar ao coração devido à compressão do útero sobre os vasos da região pélvica.

Como aliviar o inchaço?

O obstetra indica alguns passos para diminuir o inchaço na gravidez:

Cuide da sua alimentação
Exercite-se
Use meias elásticas
Use cremes apropriados
Pernas para cima
Drenagem linfática

Entenda por que cada um desses passos melhoram o inchaço neste artigo.