Grafite de Banksy é coberto com nome de seu rival na Inglaterra


Obra apareceu na prisão de Reading no início deste mês e foi confirmada como sendo de Banksy no seu site. Palavras “Team Robbo” foram pintadas sobre arte de Banksy
BBC
Um grafite do famoso artista de rua britânico Banksy nos muros de uma prisão abandonada foi pintado com tinta vermelha. O grafite amanheceu nesta terça-feira (16/03) desfigurado.
A imagem de um prisioneiro em fuga — possivelmente o dramaturgo e escritor Oscar Wilde (1854-1900) — apareceu na prisão de Reading em 1º de março. Wilde foi preso ali em 25 de maio de 1895 após ser condenado por sodomia.
O grafite de Banksy retratava uma máquina de escrever na parte inferior, mas agora foi encoberto e as palavras “Equipe Robbo” aparecem abaixo.
Robbo era um grafiteiro que morreu em 2014. Ele tinha uma rivalidade de longa data com Banksy.
Grafite de Bansky em muro de presídio na Inglaterra
Reprodução / Instagram do artista
A rivalidade começou em 2009, quando Banksy, de Bristol, pintou uma das placas de Robbo ao lado do Regent’s Canal em Camden, que datava de 1985.
A Polícia de Thames Valley e o Ministério da Justiça (MoJ) foram procurados para comentar o assunto.
Karen Rowland, responsável pelo setor cultural de Reading, disse à BBC que o muro pertencia ao Ministério da Justiça, então havia “muito pouco” que a Prefeitura poderia fazer.
Segundo ela, a depredação foi “um pouco uma tragédia”, mas “provavelmente aconteceria”.
“É claro que amamos nosso Banksy, mesmo que seja o Banksy do MoJ — então teremos que ver o que podemos fazer”, acrescentou ela.
Vince John, da galeria 1loveart em Bristol, que vende arte urbana e de rua, disse que parece que o ato foi cometido rapidamente.
“Eles não tinham escada e não iam mais alto [do que a máquina de escrever]”, disse ele.
“É uma pena — não creio que a Team Robbo se beneficie com isso”.
“Um bom restaurador de arte deve ser capaz de fazer com que pareça relativamente semelhante ao original — mas vai custar dinheiro e é dinheiro que sairá do orçamento de Reading.”
Banksy confirmou que o trabalho na Prisão de Reading era dele por meio de um vídeo em seu site.
O clipe — intitulado Create Escape — mostrou a peça sendo criada em meio à escuridão, ao som de frases de arquivo do pintor americano Bob Ross.
A apresentação da obra de arte no prédio da prisão considerado de valor histórico, que fechou as portas em 2013, gerou novos pedidos para que o local fosse transformado em um centro de artes.
Natural de Bristol, Bansky se tornou famoso por seus grafites, feitos com uma distinta técnica de estêncil. Suas obras, carregadas de conteúdo social e político, são avaliadas em milhões de dólares.
Até hoje, a identidade de Banksy é desconhecida.
Banksy marca as paredes dos vagões do metrô de Londres e vídeo mostra o seu rosto
VÍDEOS: Semana Pop explica temas do entretenimento