Google Maps libera recurso para ajudar usuários a evitarem aglomerações em compras de fim de ano


Ferramenta analisa tendências de circulação em tempo real para indicar se local está muito cheio. Aplicativo também expandiu funcionalidade que ajuda as pessoas a encontrarem lojas dentro de shoppings. Fachada do Google em Irvine, Califórnia
Reuters/Mike Blake
O aplicativo Google Maps ampliou a disponibilidade de recursos que indicam locais muito cheios e que facilitam a circulação em shoppings e aeroportos. Segundo o Google, o objetivo é ajudar as pessoas em confraternizações e compras de fim de ano.
Um dos recursos é chamado de “Area Busyness” e analisa tendências de circulação dos usuários em tempo real para indicar se uma loja ou um restaurante, por exemplo, estão muito cheios em um determinado horário do dia.
Com ele, é possível buscar um estabelecimento no Google Maps antes de sair de casa para decidir se vale a pena visitá-lo naquele momento. O aplicativo também informa como costuma ser a movimentação no local em outros horários.
Além de pesquisar sobre um local específico, o aplicativo oferece detalhes sobre a circulação em bairros. O Google informa que o recurso está sendo liberado para todos os usuários de Android e iOS em todo o mundo.
Shoppings e aeroportos
A empresa também expandiu o recurso que ajuda usuários a se localizarem em shoppings, aeroportos e estações de transporte. Usuários de Android e iOS em todo o mundo poderão pesquisar por um determinado ponto desses locais por meio da aba “Diretório”.
Ela permite encontrar locais como lojas e estacionamentos, caso o Google Maps tenha acesso a essa informação. Na seção, também é possível filtrar estabelecimentos por categorias e encontrar detalhes como andar, horário de funcionamento e avaliações de outros usuários sobre o local.