Google libera o Android 10 para usuários dos celulares Pixel

Android 10 é a nova versão do sistema operacional do Google

Android 10 é a nova versão do sistema operacional do Google
Divulgação

O Android 10, nova versão do sistema operacional do Google, foi liberada para download nesta terça-feira (3). O lançamento ocorreu no Google I/O, em maio deste ano.

O substituto do Android Pie poderá ser baixado inicialmente nos smartphones Pixel, desenvolvidos pelo próprio Google. Outras fabricantes devem disponibilizar a novidade nos próximos meses.

Um dos pontos mais comentados sobre o Android 10 é o ‘modo escuro. O recurso diminui a luminosidade da tela e faz com que o incomodo da luz da tela nos olhos seja menor. Essa também é uma forma de economizar bateria ao diminuir o número de pixels iluminados durante o uso.

Outro ponto de destaque é a privacidade do sistema operacional. O usuário poderá ter um pouco mais de controle sobre os dados coletados por aplicativos. A localização, por exemplo, poderá ser bloqueada para que o GPS não seja ativado em segundo plano. 

Os usuários do novo sistema operacional terão que se adaptar ao fim dos três botões na parte inferior da tela. Os atalhos foram substituídos por comandos pelo movimento dos dedos. 

Seguindo a tendência do mercado de smartphones, o Google incluiu também uma ferramenta para monitorar o tempo de uso do aparelho pelo usuário. A intenção é coletar dados de comportamento para alerta em casos de uso excessivos. 

Nessa mesma linha, foi incluído o Modo Foco. O objetivo dessa ferramenta é evitar que alguns aplicativos roubem a atenção dos usuários durante o trabalho ou quando estiver fazendo algo importante.