Golpe de WhatsApp promete um ano grátis de Spotify para atrair vítimas

Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp e desta vez usa uma suposta promoção do Spotify para atrair a vítimas. Uma mensagem com um link falso promete um ano grátis de conta premium na plataforma de música. 

Leia também: WhatsApp faz testes para impedir mensagens compartilhadas demais

O nome e a popularidade do Spotify são usados como isca para convencer de que é o link recebido é verdadeiro e que existe uma campanha publicitária. A ação dos cibercriminosos foi identificada pela ESET, empresa especializada em segurança digital.

Link falso enviado por mensagens em conversas do WhatsApp

Link falso enviado por mensagens em conversas do WhatsApp
Reprodução

Ao clicar no link, as vítimas são levadas para uma página com instruções para o recebimento da assinatura premium. Em seguida, a vítima é induzida a responder a uma pesquisa falsa.

Leia também: Conheça os golpes mais frequentes na internet e saiba se proteger

Ao concluir as respostas do questionário, uma mensagem é exibida informando que a pessoa ganhou um ano grátis de Spotify. O passo a passo para fazer a ativação do presente tem como condição compartilhar o link com 30 contatos do WhatsApp.

Pedidos de compartilhamentos pelo WhatsApp fazem parte do golpe

Pedidos de compartilhamentos pelo WhatsApp fazem parte do golpe
Reprodução

Segundo o ESET, os golpistas ganham dinheiro pela exibição de propagandas na página maliciosa enviada por mensagens. Durante a análise, não foram identificados programas maliciosos na tentativa de golpe.

Para não cair em golpes do WhatsApp, desconfie de promoções recebidas por mensagens, não clique em links suspeitos, utilize programas de antivírus e não ajude a propagar esse tipo de conteúdo criminoso. 

O R7 entrou em contato com o Spotify e recebeu o seguinte posicionamento:

“O Spotify já está analisando este caso com a equipe responsável e solicita que nossos usuários não acessem o link enviado via mensagem. O Spotify gostaria de esclarecer que não está promovendo nenhuma oferta do Spotify Premium via WhatsApp”.

Veja também: 

Fuja de golpes no WhatsApp! Saiba os sinais de uma mensagem falsa