Gilberto Gil aponta ‘Norte da saudade’ em inglês, com Flor Gil, em EP que junta avô e neta


‘Refazenda’ e o sucesso italiano ‘Volare’ são as outras faixas de disco resultante das reuniões musicais da família. ♪ Música lançada por Gilberto Gil no álbum Refavela (1977), Norte da saudade – parceria do compositor baiano com o baixista Moacir Albuquerque (1945 – 2000) e o guitarrista Perinho Santana (1949 – 2012) – ganhou versão em inglês intitulada Goodbye my girl e apresentada por Gil no álbum Nightingale (1979), gravado pelo cantor em Los Angeles (EUA) para o mercado norte-americano com produção de Sergio Mendes.
É essa versão em inglês que Gil revive em dueto com a neta Flor Gil Demasi no EP que chega às plataformas na sexta-feira, 9 de outubro. Com três músicas, o EP Gil e Flor – De avô pra neta sai dez meses após o single que marcou a estreia de Flor no mercado fonográfico.
Em janeiro, Flor Gil lançou o single Refazenda com abordagem da música do avô, apresentada por Gil em 1975 em álbum batizado com o nome da canção e regravada por Flor para a abertura de programa comandado pela mãe, Bela Gil, no canal GNT.
Refazenda, aliás, integra o repertório do EP Gil e Flor – De avô pra neta. O disco resulta das reuniões musicais da família do artista.
A terceira música do disco é Nel blu dipinto di blu (Franco Migliacci e Domenico Modugno, 1958), canção italiana popularmente conhecida pelo subtítulo Volare e propagada na voz do cantor Domenico Modugno (1928 – 1994). O dueto de Gil e Flor em Volare inspirou a ilustração de Juliana Rabelo vista ao alto.