Game secreto de Stranger Things foi cancelado antes mesmo de ser anunciado

Uma reportagem especial do The Verge revelou que um outro projeto de game de Stranger Things foi cancelado antes mesmo de ser anunciado. O fim do jogo veio junto com o fechamento da Telltale Games, que trabalhava diretamente com a produtora independente Night School Studios.

Expliquemos: este jogo seria outro, e não o da Telltale em si. Este seria desenvolvido pelo estúdio indie, em parceria com o setor de publishing (distribuição) da Telltale. Com o fechamento da empresa, a Night School quase sofreu com demissões em massa. Atualmente, a desenvolvedora, que criou Oxenfree, conta com 13 funcionários.

“Amamos os games que eles fizeram e queríamos um game mobile que estivesse ligado ao nosso”, conta um ex-funcionário da Telltale. “Não éramos um estúdio mobile. Trabalhando com a Night School, que tinha essa experiência […] éramos uma dupla natural.”

Ambas as empresas conversaram-se e, em janeiro de 2018, a Night School já havia começado a trabalhar no tal game, intitulado internamento de “Kids Next Door”. Uma fonte próxima ao projeto diz que “o projeto em si prometia muito, e tínhamos alguma ideia de aonde as temporadas iriam. A Telltale tinha uma visão ambiciosa para construir um novo tipo de game Telltale”.

Essencialmente, o game seria um híbrido de puzzles e mecânicas de narrativa (como decisões). Enquanto o jogo da Telltale abordaria alguns dos acontecimentos entre a segunda e terceira temporada da série da Netflix, a produção da Night School daria mais contexto ao universo Stranger Things. O título de narrativa em primeira pessoa seria estruturado em capítulos, e as decisões tomadas pelos jogadores seriam levadas ao jogo da Telltale por meio de arquivo de save.

O jogo se passaria ao longo de uma única noite, e os jogadores trocariam entre as crianças da série — cada uma com uma habilidade específica. Os personagens manteriam contato por meio de um walkie-talkie, e os diálogos estaria na área inferior da tela. O projeto da Night School seria lançado próximo à estreia da terceira temporada da série, em julho de 2019.

IGN

IGN
IGN

De acordo com uma fonte próxima ao projeto, “a Telltale queria manter a experiência dos consoles, mas não tentariam portá-la ao mobile. Queriam uma extensão mobile da franquia… Era empolgante, uma coisa dos sonhos”. No entanto, há relatos de que os processos de desenvolvimento eram “estranhamente separados”, com dificuldades de comunicação entre as equipes, mantendo a parceria apenas em um nível executivo. Uma fonte conta que a relação parecia um “telefone sem fio” eterno: a Netflix conversaria com a Telltale, que então falaria com a Night School.

Ainda, há depoimentos de que a Telltale estava atrasada com os pagamentos ao estúdio indie, atitude descrita como “porcaria normal de publishers”. Entretanto, a Telltale fechou da noite para o dia, sem aviso prévio. Uma fonte explica que “nosso projeto foi, basicamente, arremessado no limbo […] Transitamos rapidamente de trabalhar em um game pelo qual estávamos empolgados a tirar baldes de água do barco. Estávamos, financeiramente, em um buraco bem fundo”.

O que teria salvo a Night School de possíveis demissões em massa para compensar o rombo financeiro é o game Afterparty, que também já estava em produção no mesmo período. “Foi um período de três meses muito difícil. Afterparty foi beneficiado por isso por que tínhamos pessoas talentosas que puderam focar em fazer aquele game ser melhor”, conta uma fonte do estúdio.

IGN

IGN
IGN

O novo título quebraria o molde da fórmula Telltale, que, segundo ex-funcionários, havia estagnado e saturado. Também poderia ser o início de uma relação da Telltale com a Netflix, com relatos de que a produtora estava ansiando que a plataforma de streaming incluísse as cinemáticas dos games e as como parte do serviço, no estilo do filme interativo Black Mirror: Bandersnatch.

O projeto “Kids Next Door”, da Night School, nunca foi cancelado oficialmente. Com o fim da Telltale, “o game meio que evaporou”, explica uma fonte. De acordo com o The Verge, a equipe do estúdio recebeu a notícia em choque, questionando-se: “Quem diria que a combinação de Stranger Things e Telltale daria tão errado?”

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!