Frente fria avança pelo país e provoca frio intenso durante a semana em quase todo o Brasil; veja previsão


Massa de ar polar que vem derrubando a temperatura na Região Sul avança para o Sudeste e o Centro-Oeste, provocando mudança de temperaturas também em partes do Norte e Nordeste durante a semana. Neve na localidade de Cruzeiro, em São Joaquim (SC) nesta segunda-feira (28)
Mycchel Leganghi/São Joaquim Online
Os próximos dias serão de frio intenso em quase todo o Brasil, assim como já observado na segunda (28) e terça-feira (29), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A frente fria que vem derrubando a temperatura na Região Sul desde a semana passada avança para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, provocando mudança de temperaturas também em partes do Norte e Nordeste.
De acordo com o Climatempo, há condições para temperaturas abaixo de 0°C, geada, neve e friagem no Sul nos próximos dias. Também há alto risco de geada para São Paulo e Mato Grosso do Sul na quarta-feira (30).
A passagem de uma grande frente fria continental também deixa o mar muito agitado em quase toda a costa do Brasil nos próximos dias.
No Sudeste, as ondas mais altas chegarão a 2,5m e estão entre o litoral norte de São Paulo e o Rio De Janeiro. Nesta terça, a chuva se concentra nestes dois estados, e a massa de ar polar avança para toda a região, podendo provocar geada durante a semana, especialmente em São Paulo na Mantiqueira.
No Centro-Oeste, a previsão é de geada no Mato Grosso do Sul para esta terça e frio em toda a região. As temperaturas voltam a subir a partir de quinta-feira.
Para o Sul, o Climatempo emitiu alerta de muita chuva e geada nesta terça. Fará muito frio em toda a região até a quinta-feira (1º), mas a partir da data as temperaturas param de baixar.
A costa do Rio Grande do Sul recebe um ciclone extratropical, mas que se afastará em alto-mar na quarta-feira (30). Em todo o litoral Sul, por causa da atuação do ciclone, são esperadas ondas que de 2,5m a 3m de altura no decorrer desta terça.
Neve volta a cair em Urupema na tarde desta segunda (28)
No Nordeste, a frente fria ganha força sobre a Bahia na quarta-feira. Há chance de chuva no interior da região. Na quinta, o frio se concentra no litoral baiano.
No Norte, o vento frio chega ao sul do Pará e do Tocantins na quarta, mas com pouca intensidade. A partir de quinta, a temperatura volta a subir região.
Neve e geada
Localidade Cruzeiro, a cerca de 15 quilômetros do centro de São Joaquim, na Serra, nesta segunda-feira
Mycchel Leganghi/São Joaquim Online
As temperaturas baixas, neve e chuva congelada registradas no Sul do país na segunda-feira (28) podem voltar a ocorrer na região nesta terça (29). O frio intenso continua e com ele, há também previsão de geada. As temperaturas devem baixar mais e permanecerem assim até quinta-feira (1º).
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), toda a região Sul registra frio intenso em razão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar vinda da Argentina.
Neva pela primeira neve, este ano, em Santa Catarina
“Frio extremo vai ocorrer na terça com temperatura em torno de -5 a -7°C na madrugada e início da manhã de terça e quarta-feira no planalto Sul catarinense. A condição é a mesma para o Paraná e Rio Grande do Sul”, informou o meteorologista da Epagri, Clovis Levien.
Segundo o Inmet, chuvas congeladas também deve continuar acontecendo nas serras gaúchas e catarinenses.
FOTOS E VÍDEOS: Neve é registrada em Santa Catarina pela primeira vez em 2021
VÍDEO: Serra de SC volta a registrar neve nesta segunda-feira (28)
‘Empolgação é a mesma sempre’, diz moradora de São Joaquim que registrou neve nesta segunda; VÍDEOS
VÍDEO: Neve e chuva congelada em São José dos Ausentes tem neve e chuva congelada
Chuva congelada com flocos de neve é registrada no sudoeste do Paraná, diz meteorologista
O frio intenso e os fenômenos associados estão dentro da normalidade e das ocorrências esperadas para o inverno na região.
“No decorrer dessa semana, entre segunda (28) e terça (29) teremos queda de neve nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Ainda na terça e durante toda semana teremos formação de geadas nos três estados. Essa onda é um fenômeno normal que acontecem durante o inverno”, disse o meteorologista do Inmet, Gil Schreiner Russo, ao G1 SC.
Mais vídeos e fotos de neve no Sul do Brasil:
São Joaquim teve neve na manhã nesta segunda-feira (28)
Mycchel Leganghi/São Joaquim Online
Neve é registrada pela primeira vez no ano em São Joaquim
Neve no Morro das Torres em Urupema na tarde desta segunda
Eduarda Demeneck/NSC Tv

Veja mais notícias do estado no G1 SC