Fracassa lançamento de foguete Vega que levaria satélite dos Emirados Árabes ao espaço

‘Minutos após o lançamento […] ocorreu anomalia importante, que levou à perda da missão’, informou a Arianespace. O lançamento a partir da Guiana Francesa de um foguete Vega, que deveria colocar em órbita um satélite para os Emirados Árabes Unidos, fracassou na madrugada desta quinta-feira (11), anunciou a Arianespace.
“Minutos após o lançamento […] ocorreu uma anomalia importante, que levou à perda da missão. Em nome da Arianespace, desejo apresentar nossas mais profundas desculpas a nossos clientes pela perda de seu carregamento”, declarou em Kuru a diretora de operações, Luce Fabreguettes.
Este foi o primeiro fracasso após 14 lançamentos bem sucedidos do Vega, um foguete leve da Arianespace, que passou a ser usado no centro espacial de Kuru em 2012.
O vídeo do lançamento mostra como após dois minutos a trajetória começa a se alterar e acaba se “degradando”, destaca a Arianespace, que não informa as causas do problema.
Vega deveria colocar em órbita o satélite FalconEye1 de observação da Terra, cuja missão era “responder às necessidades das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos e proporcionar imagens para o mercado comercial”, segundo Arianespace.