Fotógrafa usa likes do Instagram para estipular preço de obra

Obra de arte chegou perto dos 110 mil like em um post no Instagram

Obra de arte chegou perto dos 110 mil like em um post no Instagram
Reprodução/Instagram @mariussperlich

A fotógrafa alemã Marius Sperlich decidiu estipular o preço de uma de suas obras de uma maneira irreverente. A artista postou uma foto no Instagam e cada like seria equivalente a um dólar no valor total do quadro.

Em um prazo de 24 horas, o post na rede social alcançou 109.814 curtidas. A atualização do número de interações foi atualizada em tempo real em um painel eletrônico colocado abaixo do quadro na galeria Art Basel, em Miami, nos EUA.

Para artista, a relação que as pessoas têm com as redes sociais está extrapolando o limite do digital.

“Esta obra é sobre os vários lados das mídias sociais. Os likes remodelaram a forma como interagimos como sociedade, percebemos e valorizamos qualquer forma de conteúdo, incluindo arte. Os gostos se tornaram uma moeda própria, uma moeda social para alguns que podem ser trocados por dinheiro” afirmou Marius no Instagram.

Além dos aspectos das redes sociais nas relações da sociedade e na economia, a fotógrafa ressaltou os efeitos da vida digital na saúde.

“Obter ‘curtidas’ aparentemente também causa a mesma reação cerebral que alguns medicamentos. Com o elemento visual desta obra de arte, destaquei o aspecto de drogas de receber a IVV (Validação Instantânea Virtual) na forma de curtidas nas mídias sociais. O Instagram que esconde os likes também gerou uma comoção online”, disse a fotógrafa.

 

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Marques