Filmes restaurados de Chaplin serão exibidos em cinemas de todo o mundo


Ação acontece cem anos após o ator dirigir e estrelar seu primeiro longa-metragem, ‘O Garoto’. Visitantes observam extrato do filme mudo “O Grande Ditador”, de Charlie Chaplin, em museu na Suíça que celebra a vida e obra do ator
REUTERS/Denis Balibouse
Cem anos depois de Charlie Chaplin dirigir e estrelar seu primeiro longa-metragem, “O Garoto”, alguns dos filmes mais conhecidos do comediante estão sendo restaurados para ser exibidos em cinemas de todo o mundo.
A empresa cinematográfica francesa mk2 e a distribuidora internacional Piece of Magic disseram em um comunicado que se uniram para comemorar o centenário. As restaurações em resolução 2k e 4k da empresa de Paris incluem “A Corrida do Ouro”, “Luzes da Cidade”, “O Circo”, “Tempos Modernos” e “O Grande Ditador”.
A mk2 lançará uma restauração de “O Garoto” em 4K na França no outono local, e a Piece of Magic trabalhará com sua rede de exibidores para lançar o filme e outros em cerca de 50 países, além de colaborar com parceiros de distribuição da mk2.
“Em 1921, ‘O Garoto’ confirmou o estrelato e as habilidades extraordinárias de Chaplin na arte do cinema”, disse o executivo-chefe da mk2, Nathanaël Karmitz, em um comunicado.
“É condizente que este ano, em parceria com a Piece of Magic, levemos Chaplin de volta a cinemas de todo o mundo e continuemos a manter o legado de sua obra, comemorando sua modernidade e emoções que sobrevivem até hoje.”
As duas empresas disseram que haverá novos pôsteres e trailers “criados para plateias contemporâneas” para marcar o aniversário.
Charlie Chaplin descobriu sua veia artística aos 5 anos. Saiba como