File alagoano ‘Cavalo’ entra na disputa para representar o Brasil no Oscar 2022


Longa-metragem é um dos 15 pré-selecionados do país. Título escolhido será anunciado nesta sexta-feira (15), após reunião do Comitê Brasileiro de Seleção. Filme alagoano é um dos 15 pré-selecionados para o Oscar 2022
O filme alagoano “Cavalo” está entre os longas-metragens pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2022. A obra audiovisual, dirigida por Werner Salles e Rafhael Barbosa, está na lista dos 15 possíveis representantes para disputar a indicação na categoria de Filme Internacional.
O título escolhido pelo Comitê Brasileiro de Seleção para representar o Brasil na categoria será divulgado nesta sexta-feira (15), após a reunião do Comitê que ocorrerá no mesmo dia (veja a lista completa dos filmes pré-selecionados no final do texto).
É a primeira vez que um longa-metragem alagoano é pré-selecionado para representar o país no Oscar. Para o diretor Rafhael Barbosa, a habilitação do filme para a seleção já é uma conquista.
“Estou muito feliz com a entrada na lista e a possibilidade de participar dessa concorrência, independente da indicação ser ou não a escolhida. Ela mostra a força do cinema de Alagoas e coloca o estado no circuito dos filmes que mais se destacaram no ano”, comemorou.
Cavalo já foi selecionado para mais de 30 festivais em pelo menos cinco países. Dentre eles estão a Mostra De Cinema de Tiradentes 2020, o 9º Olhar de Cinema no Festival Internacional de Cinema de Curitiba e o Los Angeles Brazilian Film Festival .
Cavalo foi exibido no Festival Ecrã de Cinema
Saiba como é feita a escolha
A escolha do filme que vai tentar uma vaga para o país no Oscar é feita pelo Comitê, eleito pela Academia Brasileira de Cinema (ABC). Para participar da seleção, os filmes precisam atender a critérios estabelecidos, que incluem a data de lançamento.
Depois da fase de seleção, o escolhido do Brasil, assim como representantes de outros países, são avaliados pelos membros da Academia de Cinema de Hollywood, que divulga a lista final dos indicados ao Oscar.
O comitê tem até o dia 1º de novembro de 2021 para inscrever o longa escolhido na Academia americana. A lista de filmes para a categoria de Melhor Filme Internacional será anunciada em 21 de dezembro e contará com 15 filmes.
E o anúncio dos indicados ao Oscar, com os 5 filmes escolhidos na categoria, acontece em 8 de fevereiro. A 94ª edição do Oscar está prevista para o dia 27 de março de 2022.
O filme
‘Cavalo’ é um filme híbrido, que circula entre a ficção, o documentário e a experimentação
Divulgação
Buscando elementos da ficção, do documentário e da experimentação, os diretores usaram no longa-metragem uma linguagem híbrida para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo.
Cavalo conta a história de sete jovens dançarinos, que são provocados a um mergulho em suas ancestralidades. O filme pega carona na experiência singular do corpo para acessar a memória e a construção de identidade de seus personagens.
Veja a lista de inscritos para representar o Brasil no Oscar 2022:
“7 Prisioneiros”, direção: Alexandre Moratto
“A Nuvem Rosa”, direção: Iuli Gerbase
“A Última Floresta”, direção: Luiz Bolognesi
“Cabeça de Nêgo”, direção: Déo Cardoso
“Callado”, direção: Emilia Silveira
“Carro Rei”, direção: Renata Pinheiro
“Cavalo”, direção: Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti
“Deserto Particular”, direção: Aly Muritiba
“Doutor Gama”, direção: Jeferson De
“Limiar”, direção: Coraci Ruiz
“Medida Provisória”, Direção: Lázaro Ramos
“Meu nome é Bagdáa, direção: Caru Alves de Souza
“Por que Você não Chora?”, direção: Cibele Amaral
“Selvagem”, direção: Diego da Costa
“Um Dia com Jerusa, direção: Viviane Ferreira/ Distribuição
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL