Fiat lança nova Strada a partir de R$ 63.590


Picape mais vendida do Brasil ganha nova geração depois de 2 décadas. Além de renovação visual, cabine dupla agora tem 4 portas e capacidade para 5 passageiros. Nova geração da Fiat Strada
Marcelo Brandt/G1
A Fiat lançou nesta sexta-feira (26) a segunda geração da Strada. O modelo já havia sido mostrado em março, e avaliado pelo G1 na versão topo de linha. No entanto, o lançamento acabou sendo adiado por conta da pandemia do coronavírus.
VÍDEO: como anda a nova Strada
A nova Strada é a picape mais vendida do Brasil há mais de 10 anos, e uma das maiores novidades da indústria automotiva em 2020. Ao todo, são 5 combinações, alternando três versões com duas opções de cabine. Veja abaixo:
Endurance
cabine simples – R$ 63.590
cabine dupla – R$ 74.990
Fiat Strada Endurance Cabine Plus
Divulgação/Fiat
Itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, preparação para som, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, volante com regulagem de altura, protetor e iluminção de caçamba e rodas de aço de 15 polegadas com calotas. Cabine dupla inclui airbag lateral e fixação Isofix.
Opcionais:
Pack Worker – R$ 2.500: alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura;
Pack Audio – R$ 1.500 : rádio, alto-falantes, entrada USB e volante multifuncional;
Pack Tech – R$ 3.490: central multimídia Uconnect de 7 polegadas, tela de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos, alto-falantes, duas entradas USB, volante de couro multifuncional, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Freedom
cabine simples – R$ 69.490
cabine dupla – R$ 77.990
Fiat Strada Freedom Cabine Plus
Divulgação/Fiat
Itens de série: mesmos itens da Endurance mais direção elétrica, retrovisores, vidros e travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e capa dos retrovisores na cor da carroceria, rádio com entrada USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, computador de bordo com tela 3,5 polegadas e sensor de pressão dos pneus.
Opcionais:
Pack Tech – R$ 2.990: central multimídia UConnect com tela de 7 polegadas, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Volcano
cabine dupla – R$ 79.990
Itens de série: mesmos itens da Freedom mais faróis de LED, bancos com revestimento parcial em couro, vidros elétricos traseiros, central multimídia Uconnect de 7 polegadas, câmera de ré, sensor de ré, duas entradas USB, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto e rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus de uso misto.
Opcional:
(R$ 2.300) rodas de liga leve de 16 polegadas
Duas décadas
Cabine da Fiat Strada tem diversos elementos compartilhados com Uno e Mobi
Marcelo Brandt/G1
A Fiat levou vinte anos para renovar totalmente a Strada. Nesse intervalo, mesmo já veterana, a picape se mantém na liderança entre os veículos comerciais, quase sem ser incomodada.
Nessa nova geração, a Fiat aproveitou algumas peças de outros modelos. As portas dianteiras e o para-brisa, por exemplo, vieram do Mobi. Quadro de instrumentos, volante e alavanca de câmbio também são compartilhados com o Uno.
Porém, a Strada ficou mais refinada. Sua versão topo de linha tem faróis de LED e uma central multimídia que pode espelhar conteúdo de smartphones sem a necessidade de cabos.
Cabine mais espaçosa
Nova geração da Fiat Strada tem mais espaço no banco traseiro
Divulgação
No entanto, apesar dos novos equipamentos, a Strada deve se destacar por outras razões. Ela é a primeira picape do segmento com uma cabine dupla de 4 portas e 5 lugares. Até então, a própria Strada só tinha 3 portas, enquanto a rival, Saveiro, mesmo na cabine dupla, tinha 2 portas – e 4 lugares.
Isso significa o fim do aperto para quem vai na segunda fileira.
Na segunda geração, a Fiat resolveu aposentar a carroceria com cabine estendida, que, segundo a marca, representava apenas 6% das vendas.
Porém, promoveu um considerável aumento no espaço interno na cabine simples. Apesar de ter metade dos 300 litros da antiga cabine estendida, a nova simples, agora chamada de Plus, tem 150 litros de espaço atrás dos bancos, o dobro da geração anterior.
O espaço na caçamba, porém, melhorou muito. Veja abaixo:
Nova Strada com cabine simples – 1.354 litros e 720 kg
Strada atual com cabine simples – 1.220 litros e 705 kg
Strada atual com cabine estendida – 910 litros 685 kg
Motores
Nova geração da Fiat Strada
Marcelo Brandt/G1
Apesar de ter sido totalmente renovada, a Strada vai manter, na versão Endurance, o antigo motor 1.4 Fire, que entrega 88 cavalos. Para Herlander Zola, diretor da Fiat, o propulsor atende às necessidades do público da Strada.
“A Strada 1.4 é muito representativa da versão atual, isso indica que os clientes estão satisfeitos, por isso a decisão de manter o atual”, disse.
Fiat Strada cabine simples
Divulgação
As demais configurações sairão de fábrica com um motor menor, só que mais moderno, potente e eficiente. É o 1.3 Firefly, de 109 cv.
Ele substitui, de uma só vez, o 1.4 nas configurações intermediárias e o 1.8 de 139 cv na opção mais cara. Apesar de ter menos potência, o 1.3 é bem mais econômico, sem perder tanto em desempenho.
Fiat Strada muda depois de 2 décadas; G1 testou a nova picape