Fiat confirma câmbio CVT, adota nova identidade visual e quer ‘voltar a brigar pela liderança do mercado brasileiro’ daqui 2 anos


Marca terá logotipo inspirado na bandeira da Itália e novo visual para as concessionárias. Veículos também vão trazer emblema atualizado. A Fiat anunciou nesta quarta-feira (22) o que chama de “reposicionamento da marca” no Brasil. De acordo com a empresa, haverá novidades em termos de produto, promessa de melhora na qualidade dos serviços e uma identidade visual renovada.
O objetivo, segundo o diretor da marca, Herlander Zola, é “voltar a brigar pela liderança do mercado brasileiro”. De acordo com o executivo, isso deve acontecer no final desse processo de renovação, daqui cerca de 2 anos.
Nesse período, a marca afirmou que vai oferecer câmbio automático do tipo CVT no Brasil. A empresa ainda não informou quais modelos terão essa opção. O G1 apurou que a Strada será um dos primeiros modelos a receber esse tipo de transmissão.
No início de julho, o próprio Zola afirmou que a Strada automática chegaria “muito em breve”.
Em termos de produtos, a empresa reforçou o lançamento da nova geração do 500 no país. Em sua nova geração, o mais emblemático modelo da Fiat se tornou totalmente elétrico. A chegada, porém, teve que ser adiada para 2021 em função da pandemia do coronavírus.
Além deles, são esperados dois novos SUVs para os próximos anos, além de inéditos motores turbo, 1.0 e 1.3, que devem ser lançados já no começo de 2021.
Nova cara
A marca também anunciou uma renovação em sua imagem no país. Isso inclui novos logotipos, identidade visual das concessionárias e forma de se comunicar com clientes.
A empresa resolveu abandonar o antigo logotipo em forma de escudo na cor vinho. Agora, apenas um letreiro “Fiat” será usado nos carros. Essa ideia apareceu pela primeira vez em 2018, no Fastback, veículo conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano.
Fiat Fastback no Salão do Automóvel 2018
Marcelo Brandt/G1
Depois, em setembro passado, o Grand Siena passou a ostentar o letreiro na traseira. Ainda assim, o escudo aparece na dianteira. Recentemente, com o lançamento da nova Strada, a Fiat abandonou de vez o antigo emblema.
A marca também vai utilizar um logotipo inspirado na marca usada nos anos 1980 e 1990. Ele é chamado de “Fiat flag”, ou bandeira Fiat, na tradução livre do inglês.
Além do resgate de um antigo logotipo, ele também faz menção à bandeira da Itália, país de origem da empresa.
Antiga logomarca da Fiat estilizada na nova Strada
Marcelo Brandt/G1
São quatro barras, cada uma representando uma letra do nome da empresa. As cores são da bandeira italiana: verde, branca e vermelha.
Segundo a empresa, ele também estará presente em todos os veículos da marca a partir de agora. Na Strada, o Fiat flag foi posicionado no canto inferior na grande dianteira.
A origem italiana também será ressaltada em comerciais e nas concessionárias.
As lojas começarão a adotar uma nova identidade visual. Do lado de fora, o novo logotipo vai substituir o antigo. Na área interna, as concessionárias terão novos pisos, mesas e cadeiras, além de uma área de “coworking” onde os clientes poderão trabalhar enquanto o carro está na oficina.
Esquema do novo visual das concessionárias da Fiat
Reprodução