Festival de Cannes divulgará seleção oficial em 3 de junho


Tradicional festival de cinema está previsto para acontecer de 6 a 17 de julho na França. Cartaz da edição de 2019 do Festival de Cannes
Joel C Ryan/Invision/AP
O Festival de Cannes anunciou, nesta segunda-feira (17), que vai apresentar sua aguardada seleção oficial de filmes no dia 3 de junho.
Após o cancelamento da edição de 2020 por conta da pandemia, o festival está marcado para os dias 6 a 17 de julho na turística cidade do sudoeste da França após a suspensão da maioria das restrições sanitárias.
Normalmente o evento acontece em maio, mas foi adiado para o segundo semestre por conta da pandemia. Quem preside o júri neste ano é o cineasta americano Spike Lee.
Os filmes selecionados serão revelados durante uma coletiva de imprensa em um cinema parisiense, que será transmitida on-line, segundo os organizadores.
“Annette”, dirigido pelo francês Leos Carax e protagonizado por Adam Driver e Marion Cotillard, e “Benedetta”, do diretor holandês Paul Verhoeven já foram anunciados e estão na disputa.
“Annette”, filme de Leos Carax, com Adam Driver e Marion Cotillard, abrirá o Festival de Cannes
Divulgação
“Annette” vai abrir o festival e conta a história de um ator de “stand up” e de uma cantora da fama internacional.
Os dois formam um casal cercado de glamour. O nascimento de sua primeira filha, Annette, uma “menina misteriosa com um destino excepcional” altera o rumo de suas vidas.
Edição reduzida em 2020
O festival não aconteceu nos moldes tradicionais e nem teve todas categorias no passado. Houve apenas um evento reduzido e mais discreto com uma disputa de curtas-metragens, em outubro.
Os organizadores afirmaram que queriam realizar o festival, apesar das restrições às viagens, para destacar alguns filmes e dar um impulso ao setor de cinema, que foi duramente atingido pelo confinamento decorrente da pandemia.
Convidados posam de máscara no tapete vermelho do Festival de Cannes, em outubro de 2020
Valery Hache/AFP