Fernanda Montenegro oficializa candidatura e Gilberto Gil confirma interesse em vaga na Academia Brasileira de Letras


Com a morte de quatro membros da ABL nos últimos meses, a instituição anuncia a abertura das vagas ao longo do mês de agosto. Fernanda Montenegro oficializa candidatura e Gilberto Gil confirma interesse em vaga na Academia Brasileira de Letras
Reprodução/Instagram-Reprodução/Instagram/Fê Pinheiro
Fernanda Montenegro oficializou sua candidatura a uma das vagas da Academia Brasileira de Letras. A informação foi confirmada pela assessoria da atriz nesta sexta-feira (6), um dia após a Sessão da Saudade que homenageia Affonso Arinos de Mello Franco.
O diplomata, que faleceu no dia 15 de março de 2020, ocupava a cadeira de número 17 de ABL. As Sessões da Saudade homenageiam os integrantes mortos e abrem oficialmente o período de inscrições de candidatura para uma vaga na instituição.
“Enviamos a carta para a candidatura da cadeira número 17, que pertenceu ao saudoso acadêmico Affonso Arinos”, informou a assessoria de Fernanda. Se aceita, a atriz será a sétima ocupante da cadeira 17.
Quem também confirmou intenção na candidatura foi Gilberto Gil.
A assessoria do cantor afirmou que Gil ainda não se decidiu se vai oficializar sua candidatura pela cadeira de número 20 ou 12, que serão as próximas duas a terem suas vagas oficialmente disponíveis.
“Quinta-feira que vem abre uma segunda vaga e aí o Gil pode se inscrever para a segunda ou a terceira. Ele não está decidido ainda.”
Outras três Sessões da Saudade serão realizadas para a abertura oficial de cada vaga:
Em 12 de agosto, homenagem a Murilo Melo Filho (Cadeira nº20). O jornalista morreu em 27 de maio de 2020
Em 19 de agosto, homenagem a Alfredo Bosi (Cadeira nº12). O professor e crítico literário morreu em 7 de abril de 2021.
Em 26 de agosto, homenagem a Marco Maciel (Cadeira nº39). O ex-vice-presidente da República morreu em 12 de junho de 2021.
Vídeos: Saiba tudo sobre entretenimento com o Semana Pop