‘Felicidade’, para Elba Ramalho, é um xote que emana boas vibrações


Cantora revive música de Marcelo Jeneci e Chico César no terceiro single do álbum ‘Eu e vocês’. Capa do single ‘Felicidade’, de Elba Ramalho
Divulgação
Resenha de single
Título: Felicidade
Artista: Elba Ramalho
Compositores: Marcelo Jeneci e Chico César
Gravadora: Acauã
Cotação: * * * 1/2
♪ Ao lançar o viçoso álbum O ouro do pó da estrada (2018), Elba Ramalho apresentou Oxente, arretado baião de autoria de Marcelo Jeneci e Chico César. Dois anos depois, a cantora dá voz a uma outra parceria dos compositores.
A gravação de Felicidade é a terceira amostra do 39º álbum da artista, Eu e vocês, produzido por Luã Yvys e previsto para ser editado em 2021 com 12 músicas que serão lançadas paulatinamente em singles.
Composição que há dez anos abriu o arrebatador primeiro álbum de Jeneci, Feito pra acabar (2010), e que já foi regravada por Amelinha no álbum Janelas do Brasil (2011), Felicidade é canção de exemplar leveza pop que emana boas vibrações. Letra e melodia parecem dançar na chuva em perfeita sincronia.
Na imbatível gravação original de Jeneci, feita pelo artista com a adesão vocal de Laura Lavieri, as cordas orquestradas por Arthur Verocai contribuíram para criar atmosfera de frescor, sugerindo um mundo em harmonia interior. Na voz de Elba, Felicidade conserva essa leveza e tende para o xote no balanço da sanfona.
Efeitos espaciais encorpam o arranjo sem diluir a energia positiva desse registro fonográfico de Elba, antecedido pelos singles com as gravações do samba de sintaxe forrozeira Maçã do rosto (Djavan, 1976) e do inédito xote Ainda tenho asas (composta e gravada com Luã Yvys).
Outros singles, com as abordagens de Sintonia (Moraes Moreira, Fred Góes e Zeca Barreto, 1986) e da inédita música-título Eu e vocês (Juliano Holanda e Zélia Duncan), serão lançados por Elba até o fim deste ano de 2020, dando outros aperitivos do álbum gravado no estúdio montado pela cantora na casa em que mora na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
E, pelo visto e ouvido até o momento, felicidade para Elba Ramalho é um xote cheio de boas vibrações e mensagens de fé na vida com o recado de que, mesmo que esteja momentaneamente coberto por nuvens, o sol há de voltar a brilhar.