Faturamento da exportação de soja cresce 65% no 1º trimestre de 2019 em SC


Comparativo é referente ao mesmo período do ano passado. Dados foram divulgados nesta terça-feira (23) pelo governo do estado. SC registra crescimento na exportação de soja em 2019
Arnaldo Conceição/Cidasc
O faturamento da exportação de soja em Santa Catarina registrou crescimento de 65% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados foram divulgados pelo Centro de Sócio Economia e Planejamento Agrícola da Epagri, nesta terça-feira (23).
Em 2019, 396,3 mil toneladas de grãos de soja e seus derivados saíram dos campos catarinenses para o mundo. Isso resultou em US$ 147,5 milhões que entrou na economia de Santa Catarina. Os principais destinos das exportações foram a China, Vietnã e Rússia.
Produção
O estado tem uma produção estimada em 2,42 milhões de toneladas de soja, cultivados em 669 mil hectares. As maiores regiões produtoras são em Xanxerê, Campos Novos, no Oeste; Canoinhas , no Norte; e Curitibanos, na Serra.
Segundo a Epagri, essas regiões somam 384 mil hectares plantados, respondendo por mais de 57% da área cultivada no estado.
Lavoura de soja em Curitibanos
Cesar Sant Ana/Divulgação
Veja mais notícias do estado no G1 SC