Estudantes de Salvador falam sobre prova do Enem e tema da redação: ‘diferente do que eu esperava’


Yasmin Barbosa disse que gostaria de que o tema da redação fosse sobre Consciência Negra. Yasmin Barbosa, estudante que fez Enem neste domingo (21), em Salvador
Phael Fernandes/TV Bahia
Os estudantes de Salvador que terminaram o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) falaram que a prova teve um grau de dificuldade maior que os anos anteriores e esperavam um tema diferente da redação, que este ano foi: “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA NO WHATSAPP
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA NO TELEGRAM
“Foi um tema diferente do que eu esperava. Estamos no mês da Consciência Negra, acho que teria de ser um tema que falasse mais sobre o racismo é algo que ainda precisamos discutir muito na nossa sociedade”, disse a estudante Yasmin Barbosa.
Ela foi a primeira a deixar a sala de aula no Colégio Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Yasmin revelou dificuldade com a prova, mas tem esperanças de boa pontuação.
“Foi legal, mas eu tive um pouco de dificuldade porque sou aluna de escola pública e com a aula online eu também tive dificuldade’, revela.
Enem 2021: estudantes da BA relatam dificuldades para estudar durante pandemia
‘Quanto mais conhecimento, mais a gente evolui’, diz idoso de 77 anos que faz Enem pela 1º vez
O estudante de marketing, Jairo Santos também disse que a redação, além da prova como todo, foi diferente do que ele esperava. Entretanto, ele acredita que vai obter uma boa nota para a tão sonhada vaga no curso de design gráfico ou artes.
estudante de marketing, Jairo Santos, fez o Enem neste domingo (21), em Salvador
Phael Fernandes/TV Bahia
“A prova, de modo geral, foi difícil e diferente do que eu esperava. Achei mais homogênea no quesito temas. para a próxima etapa vou estudar um pouco mais essa semana, vou ficar atento a canais na internet, pessoas que já fizeram o Enem, essas coisas”, disse.
Quem também faz Enem para mudar de curso é o estudante de ciências aeronáuticas, Sanderlúcio Reis. Ele pretende concluir o curso que já faz e ingressar no de direito. Ele também falou sobre a redação.
“A redação [do Enem] me surpreendeu em relação ao que eu esperava, tendo em vista o contexto atual, mas foi um tema interessante, achei um bom tema. Sou melhor em exatas, mas nas questões de hoje eu acredito que fui bem”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:
Aplicativo do g1 Enem: saiba como baixar
Admirável Gado Novo’, racismo, erotização da mulher e o que mais caiu na prova, segundo professores
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Ouça o podcast ‘Eu te explico’ 🎙