Estudantes da USP de São Carlos retornam às aulas presenciais, priorizando atividades práticas


Retornarão somente quem já tomou as duas doses ou a dose única contra Covid há pelo menos 14 dias. Serão priorizadas as aulas práticas em laboratórios ou pesquisas em campo. Estudantes da USP de São Carlos retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (4)
A Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) retomou as aulas presenciais, nesta segunda-feira (4). Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades aconteciam apenas de forma remota desde março do ano passado.
Retornarão somente os estudantes que já tomaram as duas doses ou a dose única há pelo menos 14 dias.
Serão priorizadas as aulas práticas em laboratórios ou pesquisas em campo. A princípio é o próprio professor quem informa a comissão de graduação se já é possível retomar com as aulas presenciais na sua disciplina.
As aulas teóricas de forma remota continuam e os cursos podem optar pelo modo misto, parte presencial e parte a distância.
LEIA TAMBÉM:
Volta às aulas: especialistas explicam como fazer retorno mais seguro
Estudantes da USP voltam a ter aulas presenciais em São Carlos
Paulo Chiari/EPTV
Retomada
As aulas do segundo semestre da universidade começaram remotas no dia 16 de agosto. O campus de São Carlos já tem cerca de 85% dos servidores vacinados com as duas doses ou a dose única contra a Covid-19.
“Esse é um período de adaptação e de transição em que a gente sai de um esquema totalmente remoto e caminhando para o presencial. Nessa transição, a medida que as pessoas vão completando o esquema vacinal, elas vão retornando”, contou o diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Edson Wendland.
Primeiro dia
No primeiro dia de volta as aulas presenciais na USP em São Carlos, o movimento estava tranquilo, já que alguns cursos ainda estão remotos.
O estudante Leonardo Greghi cursa engenharia mecatrônica e foi um dos poucos que esteve no primeiro dia do retorno às aulas físicas.
“Eu acho bacana para quem pode. A USP fez algumas pesquisa sobre quem está aqui no campus de São Carlos. Parece que são só 18% por enquanto, então tem muita gente fora da cidade. Então, por isso acho que não deve ser algo obrigatório, mas não vejo motivo de não ter”, disse o estudante.
O estudante Arthur Barbosa voltou para aulas presenciais na USP de São Carlos
Paulo Chiari/EPTV

Desde que o estudante Arthur Barbosa começou no mestrado em engenharia mecânica em São Carlos, há mais de um ano, ele tem participado de aulas online. Agora ele voltou para a universidade.
“O sistema de volta está sendo muito bem organizado. Os pós-graduandos estão divididos em pares e você tem horários marcados para ir. A gente está respeitando o máximo as medidas de segurança que a universidade impõe”, contou Barbosa.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.