Estudante de Valinhos vence Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica


Eduardo Henrique Camargo de Toledo cursa o 2° ano do ensino médio e levou medalha de ouro na edição deste ano, que foi virtual. Preparação contou com estudos de até seis horas por dia. Momento do anúncio da medalha de ouro para Eduardo Henrique Camargo de Toledo, estudante de Valinhos (SP)
Reprodução
O estudante do 2° ano do ensino médio e morador de Valinhos (SP) Eduardo Henrique Camargo de Toledo disputou com concorrentes de 16 países e ficou com uma das medalhas de ouro na edição deste ano da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que terminou neste fim de semana. Aos 16 anos, o jovem conta que chegou a estudar até seis horas por dia e encarou provas complexas, como uma experimental feita por meio de software.
Com a primeira edição em 2009, no Brasil, a OLAA é uma olimpíada realizada na América Latina na qual competem estudantes de até 20 anos que não estejam matriculados no ensino superior. Cada país pode participar com uma equipe de até cinco integrantes, sendo sempre necessário pelo menos um representante de cada gênero.
Neste ano, a disputa estava marcada para ocorrer no Equador, mas, por conta da pandemia do coronavírus, foi virtual.
Eduardo, que estuda em um colégio particular de Campinas (SP), foi um dos cinco representantes do Brasil, escolhidos a partir de uma “longa seletiva”, como ele próprio classificou, feita por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBAA).
A versão nacional começou ainda em março do ano passado e contou, no início, com cerca de 1 mil participantes.
Entre seletivas virtual e presencial — essa última, inclusive com etapa no estado do Rio de Janeiro, em março deste ano — sobraram aproximadamente 30 participantes, que foram convocados para um treinamento on-line para definir os cinco integrantes da equipe brasileira na olimpíada internacional.
“Foi um treinamento bem difícil. É um treinamento que tem nível universitário. Então, para alunos do ensino médio, pode ser algo chocante, o que, para mim, foi. Mas agradeço muito. […] O treinamento foi difícil, mas superar essas dificuldades me permitiu avançar muito na minha habilidade em resolver esses problemas de astronomia e no meu conhecimento sobre o tema”, relembra Eduardo.
Eduardo foi um dos cinco representantes do Brasil nas olimpíadas latino-americanas
Arquivo pessoal
A olímpiada
Já a competição latino-americana teve duração de cinco dias, distribuídos entre dois fins de semana, e chegou ao fim no domingo (29), após os participantes realizarem quatro provas, sendo duas teóricas, uma observacional e outra experimental.
A experimental, na visão de Eduardo, foi a mais desafiadora, justamente por não poder realizá-la presencialmente devido à pandemia.
“Essa prova geralmente ocorre presencialmente com montagem de um foguete educacional, muito parecido com um rojão, em uma competição onde, a partir de materiais dados, você montaria o foguete. No on-line, foi feito a partir de um software, e isso acabou complicando um pouco. Foi bem diferente. Não sei se eu teria um rendimento melhor [presencialmente], mas apostaria que seria um pouco melhor”, destaca.
Durante a olímpiada, Eduardo recebeu incentivo do ex-astronauta e atual Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Pelas redes sociais, o ministro desejou sucesso ao garoto antes do início da competição.
Estudo de até seis horas por dia
O gosto de Eduardo pela Astronomia é algo que, segundo ele, não nasceu “da noite para o dia”, pois se intensificou conforme foi conhecendo o tema.
E grande parte desse conhecimento foi aperfeiçoado durante a preparação para as competições que participou. Apesar de não definir um tempo médio de estudo, o jovem revelou que, em alguns dias, passava até seis horas estudando.
“No início, não eram muitas [horas de estudo], mas a carga horária começou a ficar maior, podendo chegar até seis horas por dia se eu estivesse muito perto de uma prova, por exemplo.”
Eduardo revelou que chegou a estudar seis horas em um único dia
Arquivo pessoal
*Sob supervisão de Arthur Menicucci
PLAYLIST: Veja vídeos de assuntos de destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas